Uso da cloroquina para tratamento da Covid-19 é tema de seminário organizado pela FFLCH

A palestrante é a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Elizabeth Igne Ferreira
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

Na próxima semana, dia 10 de junho, quarta-feira, às 18h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o II seminário virtual Humanidade em tempo de pandemia, com a palestra da professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) Elizabeth Igne Ferreira, sobre o tema: O uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o uso da medicação em pacientes com a doença tem sido discutido no meio científico, na mídia e na sociedade em geral. Mas o debate aumentou desde que o Ministério da Saúde divulgou um protocolo com recomendações para o uso desta substância no início dos sintomas. Dentro da USP, por exemplo, a FCF e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) divulgaram moção de repúdio sobre o assunto.

A convidada para comentar o assunto é docente da FCF desde 1974, atua na área de Química Farmacêutica, em Planejamento de novos fármacos na área de doenças negligenciadas, especialmente, de antimaláricos, antichagásicos, leishmanicidas e tuberculostáticos potenciais, utilizando os processos de latenciação e de planejamento racional. Atualmente, é representante da FCF no Conselho Deliberativo da Fundação para o Remédio Popular (FURP).

Elizabeth possui graduação em Farmácia e Bioquímica, mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica e doutorado em Química Orgânica, todos pela USP. E fez estágio pós-doutorado de curta duração em Modelagem molecular no College of Pharmacy, University of Illinois at Chicago, supervisionado pelo professor Anton J. Hopfinger e com Bolsa do BID.

O evento é uma iniciativa da Direção da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas, inclusive da própria Unidade, para falar à comunidade em seminários virtuais ao vivo, intitulado Humanidade em tempos de Pandemia, debatendo a conjuntura atual.

Em abril, o professor José Ricardo Ayres da Faculdade de Medicina da USP foi o primeiro convidado a participar, com uma apresentação realizada durante a 298ª sessão ordinária do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Faculdade. Na ocasião, ainda no primeiro mês da pandemia, ele falou sobre o cenário da saúde no Brasil, abordando a interface entre a área de saúde e as ciências humanas.

O seminário virtual será realizado ao vivo e transmitido pelo canal da FFLCH USP no YouTube: https://youtu.be/Wks0zCBWG5Y