A Independência do Brasil será tema de discussão em evento da FFLCH

O convidado para fazer a apresentação no XI Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é o professor João Paulo Garrido Pimenta, do Departamento de História

Por
Eliete Viana
Data de Publicação


7 de setembro é feriado nacional do Dia da Independência do Brasil. A data celebra a declaração da Independência do nosso país de Portugal no ano de 1822. Mesmo faltando apenas dois anos para o bicentenário da Independência, muitas histórias fictícias são contadas sobre este período da história e as causas que levaram este fato acontecer.

Porém, o interesse no assunto sempre é renovado na época da comemoração da data, seja porque a mídia em geral faz reportagens a respeito ou por ser abordado em livros, filmes e novelas, como na novela Novo Mundo, que foi recentemente reprisada pela TV Globo - esta obra já havia sido exibida entre 22 de março a 25 de setembro de 2017, com a cena da declaração da independência indo ao ar no feriado do dia 7.

Para debater a importância desta data e suas consequências, o convidado do XI Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é o professor João Paulo Garrido Pimenta, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O título da sua apresentação será A Independência: passado, presente e futuro do Brasil? e será realizada no dia 9 de setembro, quarta-feira, às 18h, com transmissão pelo canal da FFLCH no YouTube.

Pimenta tem graduação em História, bacharelado e licenciatura, com mestrado e doutorado em História Social, todos pela USP. Ele é docente do Departamento de História desde 2004, no qual é o atual chefe. 

Atua principalmente nos seguintes temas: América portuguesa, séculos XVIII e XIX; Independência do Brasil e da América espanhola; Império do Brasil; questão nacional e identidades políticas; história do tempo histórico. Coordenador (junto com Rafael Marquese & José Evando de Melo) do LAB-Mundi/USP (Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial), instituição vinculada à Global History Network, da Harvard University, Estados Unidos.  

Seminário

O Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia é uma iniciativa da Direção da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas, inclusive da própria Unidade, para falar à comunidade em seminários virtuais ao vivo, intitulado Humanidade em tempos de pandemia, debatendo a conjuntura atual. 

Já foram realizadas 10 edições, nas quais foram abordadas temas relacionados à saúde preventiva, saúde mental, fake news, viagens e turismo, as políticas públicas de combate à pandemia, Amazônia e desmatamento, os protestos contra violência policial e racismo no mundo, como ficaremos depois da pandemia, se melhores ou piores, e literatura e pandemias. Após a realização, todos os seminários ficam disponíveis no canal.

O próximo seminário virtual será realizado no dia 9 de setembro, quarta-feira, às 18h, transmitido pelo canal da FFLCH no YouTube.