FFLCH realiza 1º Winter School

As inscrições estarão abertas de 21 a 28 de junho. São 10 cursos na área de Humanidades, que serão realizados no início de julho e ministrados por professores estrangeiros de algumas das mais importantes universidades do mundo

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

1º Winter School da FFLCH

 

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o seu 1º Winter School no começo de julho, do dia 4 a 8, no qual são oferecidos 10 cursos na área de Humanidades, relacionadas aos cursos de graduação da FFLCH: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras.

As aulas serão ministradas por professores estrangeiros de algumas das mais importantes universidades do mundo, que foram convidados pela Faculdade para falarem sobre suas pesquisas, criando, assim, uma possibilidade única de estudantes da USP e interessados em geral terem contato e dialogar com os debates atuais feitos fora do nosso país. Há aulas que serão proferidas em espanhol, em francês, em inglês e em português.

Nove cursos são presenciais e possuem um investimento de R$50,00 para os interessados em geral – para evitar evasão – e um é gratuito e será realizado on-line.

Confira aqui a relação dos cursos oferecidos, os dias e os horários; os ministrantes; e as bibliografias correspondentes.

Sorteio das inscrições

As inscrições estarão abertas do dia 21, a partir das 8h, até 28 de junho, às 23h59, via on-line, pelo Sistema Apolo da USP – não é preciso senha ou acesso anterior para a inscrição –, neste link é preciso selecionar o nome completo da FFLCH: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo) e, depois, o nome do curso do 1º Winter School que deseja fazer (cuja relação está no link mencionado no parágrafo acima).

As matrículas serão realizadas por meio de sorteio pelo sistema no dia seguinte, 29 de junho. Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteados ou não). E os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato da organização do curso por e-mail. O boleto de pagamento da taxa do curso será enviado aos sorteados por e-mail entre os dias 30 de junho e 1º de julho.

Todos os participantes que tiverem frequência mínima de 75% receberão certificado de curso de extensão emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.

O 1º Winter School é organizado e realizado pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade, com apoio operacional do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Unidade. 

As atividades presenciais do 1º Winter School serão realizadas nos prédios didáticos da FFLCH, na Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, cujos endereços constam no site da Faculdade.

Mais informações sobre os cursos pelo e-mail international.fflch@usp.br ou por telefone (11) 3091-3572.

Summer School

Em anos anteriores, a CCInt da FFLCH promoveu cursos presenciais com a participação de professores estrangeiros, mas em edições realizadas no início do ano e por isso foram denominados como Summer School.

A primeira edição aconteceu em 2018, de forma presencial. Ao todo, foram quatro edições com a participação de quase 3 mil estudantesNo ano de 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas foram on-line e realizadas no mês de abril.