FFLCH realiza visita monitorada no final de agosto

As inscrições para participar da atividade estarão abertas a partir do dia 1º/08 pelo site do Programa USP e as Profissões

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 *Matéria atualizada em 1º/08/2022, às 16h10
 

Visita monitorada na FFLCH em 2019
Alguns participantes da última visita monitorada realizada na FFLCH antes da pandemia, em abril de 2019 – Foto: Cicero Wanderberg / FFLCH

 


A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP abre suas portas para uma visita monitorada no dia 26 de agosto, sexta-feira, a partir das 13h. O público-alvo são os estudantes do Ensino Médio e dos cursos pré-vestibulares que estão em processo de escolha de carreira para ingresso no ensino superior.

A visita tem o objetivo de mostrar um pouco mais sobre os cinco cursos de graduação oferecidos na Unidade – Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras – e que os visitantes conheçam a estrutura física da Faculdade, localizada na Cidade Universitária.

Os visitantes vão ter contato com os docentes e os estudantes da Universidade, os quais vão expor suas visões sobre os cursos e as Unidades de Ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.

Entre as atividades já definidas, pode-se destacar a programação prevista do curso de Ciências Sociais, que é constituído por disciplinas de três grandes áreas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

A área de Antropologia vai apresentar o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA), em uma atividade de cerca de 40 minutos, que está localizado no Favo 10 do Conjunto Colmeias, na Rua do Anfiteatro. E a área de Sociologia vai realizar uma oficina com estudantes da FFLCH que são integrantes do grupo Sociologia em Movimento, os quais participam de um projeto nas escolas relacionadas à área.

Inscrições 

As inscrições para participar das visitas monitoradas estarão abertas a partir do dia 1º de agosto, próxima segunda-feira, pelo site do Programa USP e as Profissões da PRCEU. São oferecidas 100 vagas. Cada Instituição (colégios, cursinhos) poderá reservar até 40 vagas por visita monitorada. 

As Visitas Monitoradas são realizadas nas Unidades de ensino, Museus e Órgãos de integração e apoio da USP e fazem parte do Programa USP e as Profissões da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

O presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da FFLCH, Yuri Tavares Rocha, comenta que a importância da atividade vai além de se conhecer a estrutura física das Unidades de Ensino e Pesquisa.

"Neste dia, as escolas têm a chance de poderem visitar as instalações dos nossos cursos, o que traz um incentivo não apenas de dar maior conhecimento sobre eles, mas também entender estruturalmente como a Faculdade se organiza. E ter este ambiente universitário reconhecido pode estimular e ajudar neste processo de tomar decisão sobre qual curso quer se inscrever no vestibular e se tornar aluno da USP, e no nosso caso da FFLCH, no futuro". 

É obrigatório o uso de máscara bem como a apresentação dos comprovantes de vacinação da Covid-19 nas dependências dos prédios das Unidades/Institutos/Museus da USP. 

Mais informações pelo e-mail: agenda@usp.br


Erramos: a data da visita é dia 26 de agosto e não 24 de agosto, como informado anteriormente.