Semana de Recepção aos Calouros acontece de 26 de fevereiro a 02 de março

A programação da FFLCH terá mensagem de boas-vindas da direção, aulas inaugurais dos 5 cursos de graduação, exibição e discussão de documentário, mesas de discussão, trabalho de campo, passeios do Giro Cultural da USP, piquenique
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias

 

 

De 26 de fevereiro a 2 de março, acontece a 20ª Semana de Recepção aos Calouros na USP. Neste período, as aulas regulares são substituídas por atividades de integração entre os novos alunos e os veteranos.

Institucionalizada em 1998, a Semana é organizada pelas Comissões de Graduação das Unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas, com o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Na programação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP os destaques são para as aulas inaugurais de cada um dos cinco cursos de graduação, os debates realizados nas mesas-redondas, além das visitas aos laboratórios, conversas com as chefias dos Departamentos, Comissões e Seção de Alunos.

Destaques

No primeiro dia da Semana de Recepção, 26 de fevereiro, às 8h e às 18h, a direção da Faculdade fará uma mensagem de boas-vindas a todos os calouros, nos Auditórios novos do prédio de Geografia e História.

Em Ciências Sociais, na segunda-feira, dia 26, às 15h, vai acontecer uma atividade de apresentação dos coletivos de combate às opressões: Coletivo Feminista Lélia González, Lampião da Esquina, Luísa Mahín e Levante Indígena. No dia 27 de fevereiro, às 10h, vai ser realizado um piquenique.

O trabalho do Geógrafo na atualidade será debatido com a presença de professores universitários e do Ensino Fundamental, no dia 26, em dois horários: das 16h às 18h e das 20h30 às 22h30. Os calouros poderão participar também do Giro Cultural da USP, nos dias 1 e 2 de março, às 14h30.

A Semana de Recepção vai oficialmente até sexta-feira, dia 2 de março. Mas, no sábado, dia 3, às 9h, os calouros de Geografia vão poder participar de um trabalho de campo orientado pela cidade de São Paulo, tendo como ponto de encontro a Praça Coronel Fernando Prestes, próxima à estação Tiradentes do metrô – linha Azul.

No dia 27, no período da tarde, os alunos de Filosofia vão assistir e discutir o documentário brasileiro Orí, feito de maneira colaborativa entre a cineasta e socióloga Raquel Gerber com a historiadora Beatriz Nascimento. O filme é uma colagem das mais importantes discussões sobre a cultura negra no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. À noite, será realizada uma mesa de debate sobre mulheres negras na academia.

Em História, a docente aposentada do Departamento de História Sylvia Basseto vai ministrar a aula inaugural, no dia 2, às 19h, com o tema A presença de Emília Viotti, professora emérita do mesmo Departamento da FFLCH, falecida em novembro de 2017.

Para os calouros de História, o Giro Cultural da USP será realizado nos dias 9 e 16 de março, às 9h30, 10h30, 14h30 e às 15h30.

Na Letras, a aula inaugural será realizada no dia 26, em dois horários, das 8h30 às 10h e das 19h30 às 21h. O tema será Do Jenipapo ao Turbante: a Nossa Luta Continua!, que tem o objetivo de discutir a permanência dos negros e indígenas na universidade, tendo em vista a aprovação das cotas sociais e raciais em 2017 na USP.

No dia seguinte, acontecerá uma mesa de debate sobre a luta histórica do movimento indígena e do negro, também em dois horários, das 8h às 11h40 e das 19h30 às 22h30.

Consulte a programação completa aqui.

Informações para o calouro

A Pró-Reitoria de Graduação da USP também disponibiliza, na internet, o Manual do Calouro, que contém informações úteis sobre os procedimentos que envolvem a vida acadêmica, a inscrição em bolsas e benefícios, o acesso a serviços de saúde e transporte e sobre iniciativas em relação a denúncias de discriminação e violação de direitos na Universidade.

Para obter orientações específicas sobre a FFLCH, os calouros podem acessar os vídeos produzidos pelo Serviço de Comunicação Social, feitos com o intuito de oferecer mais informações aos ingressantes, como localização dos prédios, serviços e atividades da Faculdade. Os vídeos estão disponíveis no canal da FFLCH no Youtube

Campanha

Como acontece todos os anos, uma campanha foi especialmente produzida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho. A mensagem Veterano, violência não se conjuga está inserida nos postais, cartazes, faixas e mobiliários urbanos instalados nos diversos campi da USP.

A FFLCH coloca em pauta e em prática os direitos humanos. Nessas primeiras semanas do ano letivo, qualquer calouro que se sentir vítima de tratamento inadequado que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da USP, poderá fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque Trote.

O Disque-Trote, que atende pelo número 0800-012-1090, já está funcionando e ficará ativo até o dia 6 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Além do atendimento por telefone e pelo chat, as denúncias também poderão ser feitas pelo e-mail: disquetrote@usp.br.