Discussão sobre o bacharelado e a licenciatura são temas de Simpósio nos dias 4 e 5 de junho

O evento é voltado não só aos alunos dos cursos das áreas de ciências humanas, mas também aos que fazem licenciatura nas áreas de biológicas e exatas

Por
Eliete Viana
Data de Publicação




 

sala de aula com professores e alunos
O evento debaterá questões como qual o lugar social do graduando, onde ele está, o que a docência passa para ele - Foto: Divulgação


A discussão sobre os cursos de bacharelado e de licenciatura é o foco do Simpósio de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP intitulado A formação do profissional das ciências humanas e os desafios de um novo tempo, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho, segunda e terça-feira da próxima semana.

A iniciativa do evento é da Comissão de Graduação da Faculdade, que está preocupada com toda a formação do aluno, a qual deve ser completa e global, e não só voltada para as questões legais dos cursos, como as reformas curriculares.

Diálogo interdisciplinar
 
“A ideia do simpósio é realizar um diálogo, de uma forma interdisciplinar com aqueles que estão preocupados com a formação do profissional de ciências humanas, voltada para a docência e para as outras atividades”, destaca a presidente Mona Mohamad Hawi.

Neste contexto, o evento debaterá questões como qual o lugar social do graduando, onde ele está, o que a docência passa para ele. Mas, o público-alvo não se limita aos alunos dos cursos das áreas de ciências humanas, porque também é voltado para aqueles que fazem licenciatura nas áreas de biológicas e exatas.

“Quando trabalhamos com licenciatura, muitas questões são as mesmas, já que temos em comum trabalhar com pessoas em sala de aula”, ressalta Mona, que também é docente do Departamento de Letras Orientais da FFLCH.

Entre os participantes do simpósio, está a presidente do Conselho Estadual de Educação, Bernadete Angelina Gatti, além de professores da Faculdade de Educação e de várias áreas da FFLCH, que estão envolvidos com a questão da formação em disciplinas e atividades na USP.

Durante as mesas de discussão, os assuntos debatidos serão: Diferentes olhares na Formação de Professores, O Projeto de Formação de Professores da/na USP; Desafios Contemporâneos na Formação Profissional; e Tradição e Modernidade na Trajetória Docente. Clique aqui para conferir a programação completa e os participantes dos debates.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, aberto a todos os interessados em geral. Haverá emissão de certificado para as pessoas que registrarem presença no dia.

O simpósio será realizado nos dias 4 e 5 de junho, das 9h às 16h, no Auditório Nicolau Sevcenko, do prédio de Geografia e História da FFLCH USP, na Av. Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-4624 ou por e-mail: cgfflch@usp.br.