A obra, organizada pelo Centro de Preservação Cultural, traz informações sobre 45 unidades da Universidade
Atualizado às 18h19, de 13 de junho de 2018
O Centro de Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda (CAPH) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) está incluso no Guia de Museus e Acervos da USP, que mostra o rico patrimônio cultural existente na Universidade.
Lançado em maio, a obra traz informações sobre 45 unidades da USP, com seus acervos e espaços acessíveis ao grande público. Em agosto, o guia deverá ganhar uma versão impressa. O Guia foi organizado e produzido pelo Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade.
Clique aqui para acessar o Guia.
O CAPH reúne fundos documentais diversos referentes à história da própria FFLCH e também da USP. Além disso, oferece apoio a pesquisadores internos e externos em produção acadêmica e de livros, exposições e eventos comemorativos.
Atualmente, seu acervo é composto por 15.964 trabalhos de teses e dissertações, 123 coleções especiais; 190 títulos de filmes institucionais; 859 fitas magnéticas; 3.019 fotografias em papel; 4.111 negativos fotográficos; 24.670 diapositivos; 37 conjuntos documentais disponíveis à consulta. Seu acervo é composto de teses e dissertações produzidas pela FFLCH, coleções especiais, filmes institucionais, fitas magnéticas, material fotográfico, microfilmes, entre outros itens.
Em média, 900 pesquisadores consultam o acervo do CAPH anualmente, isso sem contar os atendimentos mais técnicos e de uso dos espaços.
O Centro funciona das 9h às 21h, no Edifício Eurípedes Simões de Paula, conhecido como prédio de Geografia e História, na Avenida Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações pelos telefones: (11) 3091-3742 / 3743, por e-mail: caph@usp.br ou acessando o site do CAPH.
52 anos de história
Com o objetivo inicial de ser um núcleo de preservação e pesquisa, o CAPH foi fundado em 15 de março de 1966 pelos professores Eurípedes Simões de Paula, Maria Regina da C. R. Simões de Paula e Aziz Nacib Ab’Saber, estando vinculado ao Departamento de História da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Em 1987, como forma de homenagem, o CAPH recebeu o acréscimo do nome do professor Sérgio Buarque de Holanda, do Departamento de História desde 1958, que pediu demissão em 1969 em protesto à decretação do AI5.