Centro de Apoio à Pesquisa em História integra Guia de Museus e Acervos da USP

A obra, organizada pelo Centro de Preservação Cultural, traz informações sobre 45 unidades da Universidade
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias




Atualizado às 18h19, de 13 de junho de 2018
 

fachada Centro de Apoio à Pesquisa em História
Entrada do CAPH, que está localizado no prédio de Geografia e História - Foto: Marcos Santos / USP Imagens


O Centro de Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda (CAPH) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) está incluso no Guia de Museus e Acervos da USP, que mostra o rico patrimônio cultural existente na Universidade.

Lançado em maio, a obra traz informações sobre 45 unidades da USP, com seus acervos e espaços acessíveis ao grande público. Em agosto, o guia deverá ganhar uma versão impressa. O Guia foi organizado e produzido pelo Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade.
Clique aqui para acessar o Guia.

O CAPH reúne fundos documentais diversos referentes à história da própria FFLCH e também da USP. Além disso, oferece apoio a pesquisadores internos e externos em produção acadêmica e de livros, exposições e eventos comemorativos.

Atualmente, seu acervo é composto por 15.964 trabalhos de teses e dissertações, 123 coleções especiais; 190 títulos de filmes institucionais; 859 fitas magnéticas; 3.019 fotografias em papel; 4.111 negativos fotográficos; 24.670 diapositivos; 37 conjuntos documentais disponíveis à consulta.Seu acervo é composto de teses e dissertações produzidas pela FFLCH, coleções especiais, filmes institucionais, fitas magnéticas, material fotográfico, microfilmes, entre outros itens.

Anualmente, em média, 900 pesquisadores consultam o acervo do CAPH, isso sem contar os atendimentos mais técnicos e de uso dos espaços.

O Centro funciona das 9h às 21h, no Edifício Eurípedes Simões de Paula, conhecido como prédio de Geografia e História, na Avenida Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelos telefones: (11) 3091-3742 / 3743, por e-mail: caph@usp.br ou acessando o site do CAPH.

Acervo do Centro de Apoio à Pesquisa em História
O CAPH também oferece apoio a pesquisadores internos e externos em produção acadêmica e de livros, exposições e eventos comemorativos - Foto: Marcos Santos / USP Imagens


52 anos de história 

Com o objetivo inicial de ser um núcleo de preservação e pesquisa, o CAPH foi fundado em 15 de março de 1966 pelos professores Eurípedes Simões de Paula, Maria Regina da C. R. Simões de Paula e Aziz Nacib Ab’Saber, estando vinculado ao Departamento de História da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Em 1987, como forma de homenagem, o CAPH recebeu o acréscimo do nome do professor Sérgio Buarque de Holanda, do Departamento de História desde 1958, que pediu demissão em 1969 em protesto à decretação do AI5.