FFLCH realiza matrícula presencial dos seus 1.669 novos alunos

Além da área de graduação, vários setores da Faculdade se mobilizarão para apresentar suas atividades. Neste ano, a novidade é o Programa de Acolhimento ao estudante cotista
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias

 

 

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, os 1.669 calouros da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP que foram aprovados da 1ª à 5ª chamada vão realizar a matrícula presencial, para a confirmação da matrícula virtual e apresentação dos documentos originais. 

Devido ao grande número de ingressantes, o dia 27 é reservado para os alunos que vão estudar nos períodos matutino, diurno e vespertino. Enquanto que o dia 28 é destinado para os do período noturno.
 

calouros fazendo matrícula
 A matrícula presencial é o momento para apresentar os documentos originais que os ingressantes digitalizaram e já anexaram na matrícula virtual via Sistema JúpiterWeb - Foto: Carlos Roberto Xavier / FFLCH


Para atender melhor os quase 2 mil novos alunos que recebe a cada ano, 13 funcionários do Serviço de Graduação e 10 alunos monitores estarão trabalhando para efetuar as matrículas e esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo. Funcionários de diversos setores da FFLCH também estarão em 25 estandes para que os calouros possam conhecer parte das atividades e dos serviços que a Faculdade realiza. 

Nesses estandes, haverá setores institucionais como o Programa de Acolhimento ao estudante cotista, Cultura e Extensão Universitária; Pesquisa e iniciação científica; intercâmbios e estágios; Acessibilidade; Comissão de Defesa dos Direitos Humanos; Biblioteca Florestan Fernandes; Centro Interdepartamental de Línguas. Os cinco centros acadêmicos dos cursos da Faculdade e a atlética terão seus espaços para conversar com os novos estudantes. 

E, também, os ligados a algum Departamento ou Centro de Pesquisa na Faculdade: Diversitas, Cátedra Jaime Cortesão; Centro de Apoio à Pesquisa em História; Centro de História da Ciência; Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos; Citrat – Tradução e Terminologia; Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa; Núcleo de Etimologia e História da Língua Portuguesa; Laboratório de Imagem e Som em Antropologia; Laboratório de Ensino e Material Didático; Laboratório de Estudos Medievais; Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais; Laboratório de Estudos de História das  Américas; Laboratórios do Departamento de Geografia; Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica.

Acolhimento

Com cinco cursos de graduação: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras, a FFLCH recebe anualmente quase 15% dos ingressantes da graduação de toda a USP, que são 11.147 vagas. Das 1.669 vagas oferecidas pela Faculdade, 501 são pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o que representa 18% do total de vagas da USP neste processo seletivo, e 1.168 são via Fuvest.

Desde que a USP adotou às cotas étnico-sociais como parte de sua política de inclusão social, a FFLCH vem estudando formas de acolher melhor os ingressantes oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs). Por isso, em 2018 criou o Programa de Acolhimento ao estudante cotista para dar suporte e orientação a esses alunos desde o início até o fim da sua graduação. E, na matrícula deste ano estará presente em um estande para atendê-los.  

placa escrita matrícula
Na FFLCH, o dia 27 de fevereiro é reservado para a matrícula presencial dos alunos que vão estudar nos períodos matutino, diurno e vespertino. E o dia 28 é destinado para os do período noturno - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens


Para a matrícula presencial, os ingressantes precisam apresentar os documentos que eles digitalizaram e já anexaram na matrícula virtual via Sistema JúpiterWeb. 
•    Histórico escolar
•    Certificado de conclusão do Ensino Médio
•    Documento de identidade oficial
•    Foto 3×4 recente
•    Para estudantes inscritos nas vagas destinadas a ações afirmativas: formulário de autodeclaração, comprovante de escolaridade pública e registro administrativo de nascimento indígena (para alunos indígenas)

Ao efetivar a matrícula, os calouros também receberão um catálogo da FFLCH com informações sobre a história da Unidade, os cursos e a infraestrutura oferecida aos alunos. O material foi produzido por funcionários da Comissão de Graduação e Seções de Alunos, dos Serviços de Cultura e Extensão Universitária, Comunicação Social e Editoração, e da Seção Técnica de Informática da Faculdade. 

Neste ano, a matrícula dos estudantes aprovados no vestibular da USP – tanto pela Fuvest quanto pelo Sisu – foi feita primeiro virtualmente, com o intuito de otimizar o processo e diminuir a obrigatoriedade da vinda dos calouros na USP antes do início das aulas, principalmente para aqueles oriundos de outras cidades ou até de fora do Estado de São Paulo. 

A matrícula presencial será realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro, quarta e quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h, no Edifício Eurípedes Simões de Paula (também conhecido por Prédio de Geografia e História), na Av. Prof. Lineu Prestes 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail do Serviço de Graduação da FFLCH: graduacaofflch@usp.br