Evento acolhe e integra alunos estrangeiros que vão estudar na FFLCH

No dia 15, a Comissão de Cooperação Internacional recepcionou os cerca de 100 intercambistas que irão estudar neste primeiro semestre na Faculdade
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias



 

estudantes estrangeiros na reunião do dia 15.02.2019
Os 50 estudantes estrangeiros que compareceram à reunião e a equipe da CCInt - Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH


Apresentar a Faculdade, orientar e acolher os estudantes estrangeiros são os verbos em português que definem a reunião de recepção realizada pela equipe de funcionários da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no dia 15 de fevereiro, pela manhã.

A Faculdade recebe neste primeiro semestre 94 alunos estrangeiros, oriundos da China, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, República Tcheca, entre outros países.

Assim como os países e línguas de origem, são diversos os propósitos acadêmicos desses intercambistas no Brasil. Na apresentação, alguns alunos disseram que querem aprender a língua brasileira de sinais, outros melhorar a fluência no português falado no Brasil (alguns deles estudam há algum tempo a língua, mas apresentam sotaque lusitano porque o contato foi com o português falado em Portugal); e a geografia brasileira, por exemplo. 
 

estudantes estrangeiros
Neste primeiro semestre, a FFLCH recebe estudantes da China, França, Japão, Noruega, entre outros países - Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH


50 alunos estrangeiros compareceram à reunião. Porque muitos alunos já estão na Faculdade desde o segundo semestre de 2018, pois vieram para estudar pelo período de um ano, e já receberam orientações quando chegaram.

Informes 

Na reunião, além da liberdade de cursar as várias disciplinas de graduação oferecidas pela Faculdade, os intercambistas ficaram sabendo sobre a disciplina Aspectos da Cultura Brasileira e do curso de português para estrangeiros, oferecido pelo Centro Interdepartamental de Línguas, em forma de oficinas. 

Questões da rotina na Cidade Universitária e na cidade de São Paulo também foram esclarecidas, como os locais de alimentação (bandejões), as atividades oferecidas no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp); a obrigatoriedade de ter um número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para solicitar o bilhete único escolar de estudante. 

A equipe da CCInt também vai auxiliá-los em questões como o agendamento na Polícia Federal, pois este órgão não está disponibilizando muitas datas para atendimento ao público.
 

alunos da Atlética apresentam a associação para os alunos estrangeiros
Alunos que fazem parte da Atlética da Faculdade também estiveram presentes para incentivarem os intercambistas a praticarem esportes representando a FFLCH - Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH


Depois da apresentação, 15 alunos da Faculdade que realizaram intercâmbio acadêmico em outros semestres fizeram um tour com os estudantes estrangeiros pelos prédios da Faculdade e pela Cidade Universitária, como uma forma de dar boas-vindas e melhor integrar estes estudantes. 
Neste primeiro semestre, a FFLCH enviou 75 alunos (59 com bolsa, 16 sem bolsa de estudos) para intercâmbio em universidades estrangeiras. 

Esse evento é realizado semestralmente pela CCInt da Faculdade como forma de dar as boas-vindas institucionais aos alunos estrangeiros, fazer uma integração deles com os outros alunos, para não ficarem restritos somente aos estudantes da mesma universidade ou país; além de dar mais explicações sobre a USP e a Unidade.