107 intercambistas vão estudar na Faculdade neste segundo semestre, a maioria são da China, França e Alemanha. Durante a reunião com a CCInt, eles receberam informes sobre a Unidade, a USP e de questões burocráticas relacionadas à estadia deles no país
Na manhã do dia 31 de julho, a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) realizou uma reunião para recepcionar os estudantes estrangeiros que vão fazer intercâmbio durante este segundo semestre na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. E, no dia seguinte, participaram do Giro Cultural USP.
Neste semestre, a Faculdade recebe 107 alunos intercambistas, que vêm de instituições de ensino superior de 17 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, China, Colômbia, Coreia, Dinamarca, Escócia, Espanha, França, Inglaterra, Itália, México, Noruega, Países Baixos, Peru e Suíça. A maioria veio da China, França e Alemanha, respectivamente, com 26, 21 e 11 estudantes.
A maior parte deles é do curso de Letras. Porém, como intercambistas, eles podem frequentar as disciplinas de qualquer um dos cinco cursos – Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras – da FFLCH e também em outras Unidades da USP.
Apresentações
No início da reunião, a equipe da CCInt – formada por três funcionários e duas estagiárias – se apresentou aos 77 alunos presentes. Depois, foi a vez dos estudantes se apresentarem informando nome e país de origem.
Os integrantes da Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade (AAAOA) da Faculdade também vieram informar sobre os eventos esportivos e convidá-los a praticar uma atividade física, participar dos campeonatos representando a Unidade e ao mesmo tempo se integrar com os outros estudantes da FFLCH, por ser “um ótimo espaço para conhecer pessoas”, como diz a Atlética.
Durante o primeiro semestre deste ano, seis estudantes intercambistas participaram das atividades esportivas promovidas pela Atlética da FFLCH. Segundo o vice-presidente da Atlética, Alan Rizério, a participação deles aumentou desde que a Atlética passou a divulgar diretamente suas atividades nestas reuniões organizadas pela CCInt.
Orientações
Durante as duas horas do encontro, a equipe da CCInt passou informações da Unidade aos estudantes, como o número de alunos, os cursos, os prédios, os departamentos, as seções de alunos e as salas pró-aluno, nas quais os alunos podem utilizar os computadores, internet e impressora.
A infraestrutura oferecida pela USP foi mostrada, na parte cultural através dos museus e órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária: Cinema da USP “Paulo Emílio” (Cinusp), Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), Teatro da USP (TUSP), por exemplo; na parte esportiva com o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp); na alimentação com os restaurantes universitários; e na parte de tecnologia da informação, como ter acesso ao wi-fi via rede eduroam e usar os aplicativos da USP.
Alguns aspectos culturais da universidade e do Brasil, relacionados ao comportamento e alimentação também foram comentadas com os estudantes. As questões práticas e burocráticas relacionadas à estadia deles no país foram abordadas com detalhes. Entre elas estão: os documentos necessários para resolver a regularização junto à Polícia Federal, como solicitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), bilhete único de estudante para o transporte na cidade de São Paulo.
Todos os informes passados estão no guia do estudante entregue aos intercambistas no início da reunião e também serão enviados por e-mail a eles.
Além disso, a equipe da CCInt se coloca à disposição para orientar e esclarecer as dúvidas destes estudantes pessoalmente, das 9h às 17h, na sala da Comissão, no prédio da Diretoria e Administração da Faculdade – situado à Rua do Lago, 717, sala 130 - Cidade Universitária – ou por e-mail: ccintfflch@usp.br
Passeios
Depois da reunião, os intercambistas se dividiram em grupos e fizeram um tour pelos prédios da Faculdade e almoçaram no Restaurante Universitário Central. Durante todo o percurso, eles foram guiados por alunos da FFLCH que realizaram intercâmbio em universidades estrangeiras em outros semestres.
No dia seguinte à reunião, 1º de agosto, a maior parte deles foram conhecer a Cidade Universitária através da atividade Visita Panorâmica: Um passeio pelo campus, com duração de 1h30, através do programa Giro Cultural USP. Este programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e científico da Universidade.