Ocupações: O escritor na USP

Data do Evento
Início Inscrição
Fim Inscrição
Local
Prédio de Letras (sala 132). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
Anexos
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de Certificado
Sim
Descrição

“Ocupações: o escritor na Usp” é uma conversa com autores contemporâneos premiados que tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos de graduação e pós-graduação em Letras pela literatura contemporânea, além de divulgar a produção literária de nomes importantes do cenário literário brasileiro atual.

Sobre os convidados:

Ricardo de Medeiros Ramos Filho - É escritor, com 17 livros editados no Brasil e dois nos exterior, publicados em Portugal e nos Estados Unidos. Mestre e Doutorando em Letras no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Neto do renomado escritor, Graciliano Ramos. Desenvolve pesquisa na área de literatura infantil e juvenil, onde vem trabalhando academicamente Graciliano Ramos, privilegiando o olhar sobre seus textos escritos para crianças e jovens. Ministra diversos cursos e oficinas literárias na Escola do Escritor (literatura infantil, roteiro de cinema, poesia, conto e crônica). É roteirista de cinema com roteiros premiados. Atua como coach literário, orientando clientes na elaboração de seus livros. Desde dezembro de 2013 é articulista da revista Cult, escrevendo sobre literatura infantil e juvenil. Participa como jurado de concursos literários: Proac, Portugal Telecom, Prêmio São Paulo de Literatura. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986).

Francesca Nuti Pontes Cricelli - Possui graduação em Media e Giornalismo - Università degli Studi di Firenze (2005) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, Comunicação Social, Teoria da Comunicação e Jornalismo. Residiu na Itália, Espanha, Malásia, Índia e México.. Francesca Cricelli (1982-) é poeta, pesquisadora e tradutora. Publicou Repátria no Brasil (Selo Demonio Negro, 2015) e na Itália (Carta Canta, 2017). Organizou as cartas de Ungaretti a Bruna Bianco (Mondadori, 2017) e traduziu, entre outros, Elena Ferrante (Biblioteca Azul, 2016). Doutoranda em Estudos da tradução pela  USP.

Organizadoras do Projeto Ocupações: Profa. Doutora Fabiana Buitor Carelli, Paula Fábrio (doutoranda) e Penélope Salles (mestranda)
Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa

Inscrições abertas!
Link para inscrições: http://celp.fflch.usp.br/ocupacoes