Palestra: O método etnográfico nos estudos sobre violência e criminalidade - resultados obtidos e perspectivas

Data do Evento
E-mail Contato
ximena@cmetropole.org.br
Telefone Contato
(11) 5574-0399
Local
Sala do Antigo Conselho Universitário da USP. Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Emissão de Certificado
Não
Descrição

A palestra do professor da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole FFLCH USP, Gabriel de Santis Feltran, integra a série USP Lectures, de iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, e será realizada na Sala do Antigo Conselho Universitário da USP.
 
Há uma década os estudos sobre violência e criminalidade em São Paulo têm se transformado de modo importante. Estudos etnográficos revelaram a expansão capilar do Primeiro Comando da Capital (PCC) nos cotidianos de prisões e periferias, bem como sua influência na redução de 76% dos homicídios de jovens no estado, entre 2000 e 2010, associada à ampliação de todas as demais taxas de criminalidade. A partir desses achados sistêmicos, iniciou-se processo mais amplo de compreensão das dinâmicas da violência associada a mercados ilegais hoje transnacionais (drogas, armas, veículos), e os modos como o "mundo do crime" instrumentaliza as políticas de segurança pública em sua expansão. A partir dos resultados obtidos, e de seus desdobramentos analíticos, discute-se: i) a relevância do método etnográfico e das pesquisas multi-métodos no estudo da violência urbana, bem como os desafios que se apresentam a essas pesquisas atualmente; ii) alternativas aos modelos de políticas de segurança ora em curso. 

Palestrante: 
Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Coordenador de Pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-FFLCH USP) e Pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Foi professor visitante no CIESAS Golfo (México, 2015) e na Humboldt University (Berlim, 2017). Atualmente pesquisa as dinâmicas sociais, políticas e de mercado nas periferias urbanas, a partir da perspectiva de grupos marginalizados e do "mundo do crime" em São Paulo. Coordenador do NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas, que integra os projetos "As margens da cidade" (CEPID/CEM - FAPESP), "A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea" (Temático FAPESP/USP) e "State Paradoxes" (CEM-Humboldt Universtity). Autor de Fronteiras de Tensão: política e violência nas periferias de São Paulo (UNESP/CEM, 2011).

convite para o evento