Seminário: A concentração de renda entre os ricos no Brasil - passado, presente e futuro

Data do Evento
E-mail Contato
ximena@cmetropole.org.br
Telefone Contato
(11) 5574-0399
Local
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Emissão de Certificado
Sim
Descrição

O seminário do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) "A concentração de renda entre os ricos no Brasil: passado, presente e futuro" será realizado na FFLCH USP no dia 21 de novembro, a partir das 10 horas. Nele o pesquisador do IPEA, Pedro H. G. Ferreira de Souza (Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília) apresentará os resultados empíricos de sua pesquisa de doutorado. 

Nela utilizou tabulações do imposto de renda de pessoas físicas para estimar a concentração de renda no Brasil desde 1926. Os resultados são interpretados à luz da história político-institucional do país e complementados por comparações internacionais e, no período mais recente, com outras fontes de informação para o Brasil, destacando a controvérsia sobre da queda da desigualdade na última década. 

O pesquisador também discute nesse trabalho a hipótese revisionista de Jeffrey Williamson acerca das origens recentes da alta desigualdade latino-americana e examina como o caso brasileiro contribui para a compreensão mais ampla da dinâmica da desigualdade. Por fim, avalia possibilidades futuras a partir de uma hipótese de trabalho institucionalista, que privilegia crises e rupturas como momentos-chave para a redistribuição.

Perfil do expositor:  Pedro H. G. Ferreira de Souza é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) (2007) e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2016). Prêmio Capes de Tese 2017 em Sociologia e do Prêmio Anpocs de Tese 2017. Linhas de pesquisa: estratificação social, mobilidade social, políticas sociais.
  
TER | 21.11.2017 | das 10 às 12h00

convite para o evento