XII Seminário de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo

Início do evento
Final do evento
E-mail
seminariodtllc2023@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Prof. Dra. Cláudia Maria de Vasconcellos
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 107 (terça-feira, 7.nov, excepcionalmente na sala 212)
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O XII Seminário de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo é um evento anual realizado pelo corpo discente e, na edição deste ano, presta uma homenagem ao crítico e professor Roberto Schwarz, cuja obra é um apoio inestimável para se discutir o papel da crítica, seu lugar na contemporaneidade e, sobretudo, nas periferias do capitalismo.

Seus ensaios testemunham o poder de elucidação que a crítica literária pode alcançar ao revelar pela forma a lógica e o dinamismo da realidade. Discorrendo sobre o método crítico de Antonio Candido, Roberto Schwarz observou as vantagens de uma crítica capaz de “falar de obra e realidade uma em termos da outra”. O ponto é de vital interesse para a inteligência afinada à transformação política e social pois, nessas condições, escreveu Schwarz, a crítica literária podia “rever o quadro das ideias e letras brasileiras, no qual se inscreve como uma reflexão modificadora, um progresso do conhecimento de si disponível no interior de um processo histórico real”.

Entretanto, de lá para cá, a questão tem sido objeto de reflexões convulsionantes, com destaque para um crescente sentimento de aversão à crítica, muitas vezes acusada de estar “distante” da realidade. Diante desse quadro, reiteramos o convite para que reflitamos sobre o panorama atual da crítica literária, especialmente dentro do cenário brasileiro – o mesmo que nos legou, junto a suas contradições, nomes e pensamentos notáveis.

Tendo isso em vista, convidamos discentes e egressos do Programa a apresentarem seus trabalhos e se valerem do diálogo diante de um público mais amplo, propiciando a circulação do conhecimento e a manutenção de debates caros à área.

Imagem