Aula Magna da FFLCH abordou “A dialética de nossos tempos”

Professor Jorge Luís da Silva Grespan falou sobre como vivemos “uma época marcada pelo intenso progresso técnico, mas também por uma crise profunda”

Por
Thais Morimoto
Data de Publicação
Editoria

Professores Jorge Luís da Silva Grespan e vice-diretora Ana Paula Torres Megiani
Plateia da Aula Magna com Jorge Luís da Silva Grespan - Foto: Thais Morimoto / Serviço de Comunicação Social FFLCH USP 

Ontem, 6 de março, aconteceu a Aula Magna de 2024 da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento foi ministrado pelo professor Jorge Luís da Silva Grespan, docente do Departamento de História da USP há mais de 39 anos. 

A vice-diretora da FFLCH, Ana Paula Megiani, apresentou e narrou a trajetória de Grespan. O professor é formado em Filosofia e História e desenvolveu trabalhos de crítica de economia política, no campo das crises econômicas, estudos do marxismo no século 20 e no campo da dialética de Marx e Hegel.

A vice-diretora ainda mencionou como Grespan é reconhecido no meio acadêmico: “Nunca vou deixar de lembrar que quando eu era coordenadora da Graduação, nós sempre precisávamos procurar uma sala grande, porque na sala do Jorge nunca cabia o grande público que ele atraia e recebia”.

Plateia da aula magna 2024
Plateia da aula magna com Jorge Luís da Silva Grespan - Foto: Thais Morimoto / Serviço de Comunicação Social FFLCH USP 

Após a apresentação de Megiani, Grespan saudou tanto os alunos ingressantes de 2024 quanto os veteranos e colegas professores presentes. O professor ainda agradeceu a Congregação e a Diretoria da FFLCH pela honra de poder ministrar a aula inaugural dos cursos de graduação. “Para mim, essa é uma honra muito bem-vinda porque esta aula será também minha última aula como professor dos cursos de graduação da USP”, afirmou o docente, que irá se aposentar neste ano.

O professor abordou as relações entre a história da FFLCH e as condições sociais, políticas, econômicas que as alunas e alunos ingressantes de 2024 se encontram: “o nosso tempo”. De acordo com ele, “trata-se de uma época marcada pelo intenso progresso técnico, mas também por uma crise profunda”. 

O docente especificou três pontos importantes que vivemos nesse tempo: “a preocupação crescente com o futuro do Planeta Terra, ameaçado por inúmeros desastres ambientais; a percepção correta de um aumento significativo da desigualdade social em praticamente toda parte do mundo com um número cada vez maior de pobres e de pobres cada vez mais pobres; e uma piora na qualidade de vida das pessoas, com o aumento de horas trabalhadas, redução de salários e outros rendimentos, aceleração vertiginosa do ritmo de trabalho da vida em geral, levando um número crescente de pessoas a uma situação de stress e Burnout”.  

Além desses tópicos, Grespan abordou outros assuntos relacionados com a temática. Veja abaixo a aula inteira: