FFLCH realiza matrícula dos calouros 2018

A Faculdade oferece 1.669 vagas em seus cinco cursos de graduação. Deste total, a Unidade reservou 618 para oriundos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, EP e PPI
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias



O ingresso de novos alunos é o que movimenta uma Universidade e suas Faculdades. Neste ano, a matrícula dos calouros acontece a partir de fevereiro nas Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

 

Encontro de veteranos e calouros na matrícula do Sisu
A matrícula é um primeiro momento de integração entre veteranos e calouros (Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH)

A FFLCH oferece cinco cursos de graduação: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras, acolhendo 1.669 novos alunos por ano.

Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro foi a vez da matrícula dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

E, nos dias 15 e 16 de fevereiro, quinta e sexta-feira após o carnaval, será a matrícula presencial dos aprovados na primeira e segunda chamada do vestibular da Fundação Universitária para o vestibular (Fuvest).

No dia 15 de fevereiro, a matrícula é reservado para os candidatos convocados para os períodos matutino, diurno e vespertino. Enquanto que no dia 16 é para os aprovados para estudar no período noturno.

A matrícula é realizada das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Auditório Nicolau Sevcenko, do prédio de Geografia e História da FFLCH.

Próximo ao local da matrícula, assim como aconteceu no ano passado, a Faculdade vai ter uma infraestrutura com 20 estandes para os novos calouros conhecerem os serviços e atividades da Unidade.

Nesses estandes serão apresentados mais detalhes sobre os cinco cursos – no qual os ingressantes vão poder conversar com os coordenadores da graduação –, conhecer alguns grupos, núcleos de pesquisa e laboratórios; fazer inscrição nas atividades de cultura e extensão; saber como funciona a Biblioteca Florestan Fernandes, que é a maior universitária do país; os pré-requisitos para os estágios e os intercâmbios; além dos Centros Acadêmicos de cada curso e a Atlética.

EP e PPIs

Desde 2017, a FFLCH é a Unidade da USP que mais destina vagas para candidatos no Sisu: 501. Destas vagas, 167 foram destinadas para oriundos de escolas públicas (EP) e 334 para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

 

Caloura que foi aprovada no curso de História
Caloura de História no primeiro dia de matrícula do Sisu, 5 de fevereiro (Foto: Fábio Nakamura / STI-FFLCH)

Após a aprovação das cotas sociais e étnico-raciais para ingresso na USP, em julho de 2017, que era uma bandeira antiga da FFLCH debatida e aprovada em sua Congregação, a Faculdade destinou mais 117 vagas para o ingresso de estudantes via Fuvest. Todas elas reservadas para oriundos de EP e PPI também. Aumentando assim, ainda mais, a diversidade existente na Unidade. No total, somando Sisu e Fuvest, a Faculdade reservou 618 vagas para EP e PPI, 37,03% das 1.669 oferecidas por ano.

A diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que fez toda a sua vida acadêmica na Unidade – graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia – destaca a importância de estudar nesta Faculdade e o acolhimento aos alunos.


“Muito bem-vindos à nossa faculdade! Vocês que escolheram os cursos da nossa faculdade encontrarão aqui um patrimônio inesgotável! Um patrimônio histórico, de memória, intelectual e cientifico raramente encontrável em outras instituições. A FFLCH quer que vocês se sintam em casa!”, ressalta Maria Arminda, que também é docente do Departamento de Sociologia.

O Auditório Nicolau Sevcenko, do prédio de Geografia e História da FFLCH-USP, está localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo. O estacionamento ao público externo é pela Av. Lineu Prestes – travessa 12, que apesar de estar em obras dá acesso ao prédio também.

Mais informações sobre a matrícula pelo e-mail: graduacaofflch@usp.br