Professor emérito de História ministra aula magna da FFLCH no dia 14 de março

Historiografia, exame de consciência do historiador é o tema da aula de Fernando Antonio Novais, que fará uma inter-relação com sua trajetória intelectual dentro da Universidade
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Eventos
Institucional
Notícias

 

 

Na próxima quarta-feira, dia 14 de março, às 19h30, será realizada a aula magna 2018 da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que será ministrada pelo professor emérito do Departamento de História Fernando Antonio Novais, com o tema Historiografia, exame de consciência do historiador. O evento acontece no Auditório Nicolau Sevcenko do prédio de Geografia e História
 

professor Fernando Novais
Fernando de Novais, que é professor emérito da FFLCH desde 2006, em aula ministrada em 2016 no curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura da Escola da Cidade – Foto: site Escola da Cidade

Nesta aula, o docente vai retomar experiências da sua trajetória intelectual, falando das pesquisas realizadas e seu percurso na FFLCH e nas Universidades – porque também lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – fazendo uma inter-relação com a área da historiografia.

Boas-vindas

A aula magna é proferida por um docente com representatividade em sua área de atuação, que é convidado pela Faculdade para dar as boas-vindas institucionais aos alunos dos cinco cursos de graduação da Unidade, especialmente aos calouros, oficializando as atividades acadêmicas.


A diferença entre a aula magna e a inaugural é que a primeira é voltada a todos os alunos e a segunda é específica para um curso. Por isso, que na Semana de Recepção aos Calouros, de 26 de fevereiro a 2 de março, cada curso de graduação da FFLCH realizou suas aulas.

Novais tem graduação e doutorado em História. Ele l
ecionou no Departamento de História da FFLCH entre 1961 e 1986, na área de História Moderna e Contemporânea. E, de 1986 a 2003, foi docente da Unicamp.

Suas l
inhas de Pesquisa são na área de Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados. É autor do livro Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial, obra clássica da historiografia brasileira, e de inúmeros trabalhos importantes sobre história e historiografia. Responsável pela orientação de inúmeras teses de doutorado e dissertações de mestrado, atualmente é professor das Faculdades de Campinas (Facamp), onde leciona na Faculdade de Ciências Econômicas.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público em geral.

A conferência será realizada no dia 14 de março, das 19h30 às 22h30, no Auditório Nicolau Sevcenko do prédio de Geografia e História da FFLCH-USP, que está localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11)3091-4759 ou por e-mail:
academica.fflch@usp.br.