Estudos Pós-Coloniais e a Literatura-Mundo: O Lugar da Periferia na Literatura Comparada: entre os estudos Pós-Coloniais e a Literatura-Mundo

Início do evento
Final do evento
Início inscrição
Fim inscrição
E-mail contato
celp@usp.br
Telefone Contato
(11) 3091-3751
Docente responsável
Profs. Drs. Mário César Lugarinho, Fabiana Carelli, Maria Zilda da Cunha e Leila Hernandez
Local
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de certificado
Sim
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

A Prof. Doutora Emanuelle Rodrigues dos Santos é Professora Assistente na Universidade de Birmingham, Reino Unido, onde coordena a área de Estudos Portugueses. Sua pesquisa se concentra na intersecção entre as culturas do mundo de língua oficial portuguesa e teoria literária, com ênfase nos estudos pós-coloniais e literatura-mundo a partir da dialética entre local e global sob a perspectiva das relações centro-periferia. Seu alvo de pesquisa envolve questões de raça, gênero, sexualidade e memória visto que tem como foco a crítica de estruturas de desigualdade, opressão e hegemonia.

Na palestra, ela irá abordar a respeito do surgimento e a popularização do paradigma da literatura-mundial ou literatura-mundo no âmbito da literatura comparada tem posto em causa tanto o projeto como o potencial crtítico do paradigma pós-colonial enquanto perspectiva teórica capaz de iluminar as relações de desigualdade entre culturas no mundo globalizado. Através da abordagem crítica desta discussão, este trabalho pretende não só iluminar os aspectos problemáticos desta disputa, mas também busca compreender o lugar da experiência periférica no campo da literatura comparada.

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
Centro de Estudos Africanos
Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa

Imagem