Por tematizarem contextos e acontecimentos históricos de modo interativo, os jogos permitem que seus participantes se sintam parte da história que está sendo representada. Por isso, a utilização do lúdico no ensino de História pode não apenas incrementar o engajamento dos alunos, como também contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente da realidade histórica. Colocar isso na prática, porém, constitui um grande desafio.
José Antonio Vasconcelos é graduado em Filosofia pela PUC-PR, Mestre em História pela UFPR e Doutor em História pela UNICAMP. Atua como professor do departamento de História da USP. É autor da coleção Segue a Trilha — História, aprovada no PNLD 2024 pela Palavras.
Robson Scarassati Bello é Mestre e Doutor pela USP. Sua pesquisa é sobre a relação entre História e videogames. No mestrado, pesquisou a série Assassin's Creed e suas representações em suas narrativas, espaços e jogabilidades. No doutorado, estudou o processo de reificação da memória nos filmes e videogames sobre o Oeste Americano.
Solange Freitas é bacharela e licenciada em História pela USP. Trabalhou como docente e na formação de professores no Ensino Fundamental e Médio da rede pública. Atualmente, além de redatora de livros didáticos, como a coleção Segue a Trilha — História, aprovada no PNLD 2024, leciona no Ensino Fundamental na rede privada.