As Edições Sesc São Paulo lançam, em parceria com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e o Instituto Camões, a edição revista e ampliada do livro "Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas".
Ecos do Brasil se baseia na profunda troca cultural entre Portugal e Brasil. A obra foi publicada originalmente em 2000, em homenagem aos 100 anos de morte de Eça de Queirós e é republicado agora numa edição ampliada pelas Edições Sesc. O livro é dividido em duas partes: a primeira compreende artigos de estudiosos brasileiros e portugueses sobre a obra eciana e a segunda traz uma antologia de textos não ficcionais de Eça de Queirós organizada pelo docente português Carlos Reis. Os artigos buscam refletir sobre as características pelas quais a obra eciana é mais comumente conhecida: o naturalismo, o realismo, a elegante mordacidade, a visão crítica e a composição minuciosa e irônica de tipos, comportamentos, grupos sociais e da atmosfera burguesa de Portugal. A obra conta, ainda, com uma breve cronologia sobre o escritor. (fonte: www.sescsp.org.br)
O primeiro artigo, “Eça de Queirós, passado e presente”, assinado pelo sociólogo, crítico literário, professor e escritor Antonio Candido, em parte autobiográfico, aponta a importância do autor para a sua geração, uma “caudal poderosa que foi a voga de Eça de Queirós no Brasil nesses cento e poucos anos”. O livro contém ainda artigos de Carlos Reis, Ana Teresa Peixinho Isabel Pires de Lima José Carlos Siqueira, Maria do Rosário Cunha e Carlos Reis.
Na ocasião, haverá um bate-papo com Benjamin Abdala Junior, Elza Miné e Marli Fantini, seguido de sessão de autógrafos.
O livro pode ser adquirido em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria