3º encontro do Ciclo de Jornadas Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia - educação e pandemia

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Docente responsável pelo evento
Prof. Dr. Paulo Martins
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Evento gratuito
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Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove no dia 29 de setembro, quarta-feira, o terceiro e último encontro do Ciclo de Jornadas Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia, com o tema específico educação e pandemia, e transmissão pelo canal da FFLCH no YouTube.

O debate sobre o assunto vai contar com a participação de dirigentes de algumas Unidades de Ensino e Pesquisa da USP e de três docentes da FFLCH: Ana Paula Hey, Fernando Haddad e Vladimir Safatle.

As atividades do dia começam às 10h, com a abertura e em seguida a mesa 1, tendo como convidados a diretora do Instituto de Psicologia (IP), Ana Maria Loffredo, e os diretores da Faculdade de Educação (FE) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), respectivamente, Marcos Garcia Neira e Miguel Antônio Buzzar; com coordenação da vice-diretora da FFLCH, Ana Paula Torres Megiani.

Os três dirigentes vão comentar sobre a USP na pandemia, falando como estão conduzindo as questões acadêmicas e administrativas no âmbito de suas Unidades desde março de 2020 até o momento.

No período da tarde, às 14h, na mesa 2, a graduação e a pandemia é o tema que será discutido por presidentes e membros de Comissões de Graduação da FE, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e IP, respectivamente: Rosângela Gavioli Prieto, Verónica Marcela Guridi e Paula Debert, com coordenação do presidente da Comissão de Graduação da FFLCH, Emerson Galvani, do Departamento de Geografia.

Elas vão tratar dos desafios enfrentados para a manutenção do ensino, as adaptações do corpo docente e dos alunos neste período em que as aulas passaram a ser virtuais e como está o planejamento para o retorno das aulas presenciais na graduação.
O evento termina à noite, às 19h, com a mesa 3, a qual terá a apresentação de docentes de três áreas da FFLCH sobre as políticas públicas para educação na pandemia, com coordenação do pós-doutorando do Departamento de Sociologia José Luis Portella.

A primeira participante é Ana Paula Hey, do Departamento de Sociologia, que entre seus temas de atuação estão o espaço acadêmico brasileiro, produção acadêmica, educação superior. O segundo é Vladimir Safatle, do Departamento de Filosofia, que foi presidente da Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH e desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. E o terceiro é Fernando Haddad, do Departamento de Ciência Política, que entre diversos cargos de gestão pública foi ex-ministro da Educação e prefeito de São Paulo.
FFLCH PELA VIDA

A realização do Ciclo de Jornadas ocorre no mês de setembro, no qual são feitas as campanhas de conscientização sobre a prevenção do suicídio chamada Setembro Amarelo. Mas, a ideia da Faculdade é que em todo o ano sejam promovidas ações sobre a questão.

O Ciclo faz parte do FFLCH PELA VIDA, que é um conjunto de ações relativas à saúde mental voltadas ao acolhimento da comunidade de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da FFLCH. A necessidade de implantação destas ações surgiu após casos de suicídio ocorridos no primeiro semestre de 2021 envolvendo estudantes da Faculdade, dentro de um contexto de mais de um ano do início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

​​​​​​​Outras ações do FFLCH PELA VIDA são:
a) cartilha de informações básicas sobre saúde mental;
b) pesquisa para levantamento da situação de sofrimento de saúde mental na FFLCH;
c) criação de canal de comunicação direta (telefone, WhatsApp, e-mail e site);
d) elaboração de um programa de tutoria dos docentes da FFLCH aos estudantes, com a intenção de aconselhá-los e ajudá-los em situações-limite na vida acadêmica
e na perspectiva pessoal;
e) a partir dos dados fornecidos pela Superintendência de Assistência Social (SAS), planejar visitas ao Conjunto Residencial da USP (CRUSP) para que a direção acompanhe a situação de qualidade de vida dos seus estudantes que residem no local, levantando demandas e as encaminhando aos órgãos competentes;
f) ampliação de ações de inclusão acadêmica a partir do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (PAECO) e de Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA).

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