emprego e discussão de conceitos relacionados à probabilidade têm ocupado, gradativamente, uma posição proeminente no debate filosófico contemporâneo. Tornou-se dificultoso compreender, em especial, contribuições de áreas como epistemologia e filosofia da ciência sem conhecer, minimamente, definições e resultados da teoria de probabilidade. A partir desse cenário, emergiu internacionalmente uma colaboração interdisciplinar entre filósofos que nela se amparam e os demais pesquisadores que a investigam, tais como matemáticos, físicos, estatísticos e cientistas da computação.
O Colóquio tem como objetivo justamente contribuir para a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar em Filosofia e Probabilidade no Brasil. Para tanto, busca não somente reunir e fomentar pesquisa nessa área, como também instrumentalizar e preparar discentes interessados em iniciar pesquisas nela. Assim sendo, a iniciativa estimula tanto uma formação básica em Filosofia e Probabilidade quanto a investigação em temas a ela relacionados.
Público-alvo
O público alvo do evento é constituído, por professores, estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia, Física, Matemática, Estatística, Ciência da Computação e áreas afins.
Inscrições
Até o dia 06 de setembro, proponentes de comunicações devem inscrever seu trabalho por meio do formulário abaixo. Elas serão selecionadas segundo os critérios de clareza expositiva, rigor argumentativo e pertinência temática à discussão interdisciplinar sobre teoria da probabilidade. Nesse sentido, submissões relacionadas à teoria da probabilidade e suas aplicações nas áreas da filosofia, física e matemática são bem-vindas.
Os resumos desses trabalhos deverão conter de 400 a 500 palavras, além de título, filiação institucional do proponente e seu correio eletrônico. Os textos deverão estar no formato .doc, .docx ou .tex, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, em língua portuguesa ou inglesa.
Os resumos serão encaminhados a um membro da Comissão Científica para elaboração de parecer quanto ao mérito do trabalho, conforme os critérios apresentados anteriormente.
Até o dia 27 de setembro, a Comissão Organizadora notificará os autores do resultado da avaliação das comunicações. As comunicações serão agrupadas em sessões com cinco comunicações, com tempo de 20 minutos de exposição e 20 minutos de discussão ao final.
Organização
FAPESP
Depto. de Filosofia (FFLCH/USP)
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia (IEA/USP)
Comissão organizadora
Prof. Dr. Pablo Rubén Mariconda (USP) – Coordenador
André Neiva (doutorando em Filosofia; PUCRS)
Diana Taschetto (doutoranda em Filosofia; USP)
Pedro Bravo de Souza (doutorando em Filosofia; USP)
Comissão científica
Prof. Dr. Gabriel Teixeira Landi (USP)
Profa. Dra. Juliana Bueno (UNICAMP)
Prof. Dr. Marcos Antonio Alves (UNESP)
Prof. Dr. Osvaldo Frota Pessoa Jr. (USP)
Prof. Dr. Pablo Rubén Mariconda (USP)
Ms. Thales Borrely dos Santos (USP)
Prof. Dr. Rafael Rabelo (UNICAMP)
Prof. Dr. Ricardo Correa da Silva (UFSCar)
