Chamada de trabalhos - VI Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP

Início do evento
Final do evento
E-mail
teoriacriticausp@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Luiz Sérgio Repa e Rúrion Soares Melo
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 8
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Chamada de trabalhos

VI Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP

Edital

A Comissão Organizadora torna público o edital de abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação de pesquisadores(as) no VI Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP. O evento ocorrerá presencialmente nos dias 23, 24, 25 e 26 de abril de 2024, no Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em cada mesa do Encontro haverá a apresentação de trabalhos de pesquisadores(as) de graduação, mestrado e doutorado, além de comentários de um(a) pesquisador(a) com experiência na área, possibilitando debates e estímulos às pesquisas em andamento.
Em sua sexta edição, o Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP terá tema aberto, sendo bem-vindas propostas de trabalho alinhadas às amplas abordagens da teoria crítica e seus vínculos com a filosofia política, sempre buscando suas possíveis atualizações. Encorajamos a submissão de trabalhos no âmbito da teoria crítica que se dediquem a temas como feminismos, teorias descoloniais, antirracismo, pensamento brasileiro, interseccionalidade, e assim por diante.

Objetivo
O Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP é um evento pensado para estimular o debate entre pesquisadores(as) de diferentes níveis (iniciação científica, mestrado e doutorado) que compartilham áreas de estudo no âmbito da teoria crítica, especialmente em seus vínculos com a filosofia política. Dessa forma, não aceitamos inscrição de doutores(as).

Público-alvo
Alunos(as) de graduação e pós-graduação (mestrado em andamento ou finalizado ou doutorado em andamento) que realizam pesquisa em temas relacionados ao Encontro.

Diretrizes para submissão de resumo e envio dos trabalhos completos
As submissões de resumo devem ser realizadas até o dia 08 de março de 2024 por meio do formulário de inscrição: https://forms.gle/h4i2GKndhiaWM2UcA. O resumo deve ter no máximo 300 palavras. Aceitamos submissões em português e espanhol. O resumo e o texto devem ser inéditos e cada autor(a) deve enviar apenas um resumo. Em caso de submissão de resumos em coautoria, deve-se observar que ambos(as) autores(as) precisam se enquadrar nas regras de público-alvo acima descritas e estar presentes na apresentação e discussão do trabalho.

Trabalhos completos
Os resumos selecionados serão divulgados no dia 20 de março de 2024. Os(as) pesquisadores(as) selecionados(as) devem encaminhar, para o e-mail teoriacriticausp@gmail.com, o texto completo da apresentação até o dia 14 de abril de 2024. O texto deve ser enviado em formato PDF, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e ter no máximo 15 páginas (sendo a bibliografia e demais informações do documento contadas à parte). O tempo para a comunicação de cada participante será de cerca de 20 minutos. É importante estar atento(a) ao tempo de comunicação, podendo incluir elementos no texto que não serão detalhados na apresentação.

Em caso de dúvidas, favor enviar e-mail para teoriacriticausp@gmail.com

Calendário

Período de submissão de resumo
até 08 de março de 2024
Divulgação dos trabalhos aceitos
20 de março de 2024
Prazo para envio dos textos completos
14 de abril de 2024
Realização do evento
23, 24, 25 e 26 de abril de 2024

Cabe à Comissão Organizadora o julgamento de casos omissos neste Edital.

São Paulo, 19 de janeiro de 2024.

Comissão Organizadora
Prof. Dr. Luiz Sérgio Repa - Departamento de Filosofia da USP
Prof. Dr. Rúrion Soares Melo - Departamento de Ciência Política da USP
Adriana Pereira Matos - doutoranda em Filosofia (PPGFil/USP)
Bruna Nicodemos - doutoranda em Ciência Política (PPGCP/USP)
Gisele Zanola Carvalho - doutoranda em Filosofia (PPGFil/USP)
Marina Slhessarenko Barreto - doutoranda em Ciência Política (PPGCP/USP)
Renata Guerra - doutora em Filosofia (PPGFil/USP)
Simone Bernardete Fernandes - doutoranda em Filosofia (PPGFil/USP)
Talita Cristina de Oliveira - doutoranda em Ciência Política (PPGCP/USP)

Imagem