I Seminário de Estudos de Poesia em Inglês

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E-mail
seminariopoesiaingles@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Marcos César de Paula Soares
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Auditório / Sala / Outro local
Canal no Youtube do evento e da FFLCH
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A comissão organizadora do I Seminário de Estudos de Poesia em Inglês vem a público
divulgar a chamada de trabalhos para este evento que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de abril
de 2024 à distância.

Esperamos, até o dia 9 de março, a submissão de resumos em formato Word (fonte Times
New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5) de até 350 palavras, 3-5 palavras-chave, com
título da apresentação e uma minibiografia do proponente de até 150 palavras (filiação
institucional, titulação e algum trabalho publicado). As propostas devem considerar o tema do
evento (explicado mais pormenorizadamente abaixo) e as comunicações precisam ter duração
de 20 minutos. Os trabalhos devem ser enviados para seminariopoesiaingles@gmail.com.

Poesia e História

Identificar, analisar e interpretar as relações entre poesia e história são atitudes críticas
certamente desafiadoras porque podem se efetivar de inúmeros modos. É possível encontrar
poemas que se engajaram explicitamente com eventos históricos, como é o caso dos poemas
de Paul Laurence Dunbar a respeito da Guerra Civil dos Estados Unidos (1861-65) ou aqueles
de Chinua Achebe, a propósito da Guerra Civil da Nigéria (1967-1970), ou que trataram de
processos de maneira mais indireta e metafórica, como ocorre na elegia XIX de John Donne,
em que a América é transformada em musa e a conquista daquela é cifrada na sedução desta,
ou no sentimento de isolamento e perda de identidade que perpassa o eu lírico de Wordsworth
por conta de seu encontro com a Londres impactada pelas primeiras ondas de modernização
industrializante tal como a enxergamos em seu O Prelúdio (1805). Não é incomum,
tampouco, que tais relações sejam estabelecidas a partir de métodos biográficos ou do
mapeamento de homologias entre texto e contexto, como já aconteceu na comparação entre os
poemas de Robert Frost e Maya Angelou especialmente escritos para as posses presidenciais
de John F. Kennedy e Bill Clinton, respectivamente.

Entretanto, a experiência histórica não está restrita ao conteúdo manifesto ou às circunstâncias
da poesia, mas igualmente permeia a própria forma da produção poética e este jeito de ler
muitas vezes se revela mais profícuo, porque mais sutil e preciso. Foi tendo isso em vista que,
em seu livro de estreia, História e Desenvolvimento do Drama Moderno (1911), Georg
Lukács intuiu e demonstrou como o verdadeiramente histórico e social em uma obra de arte
está na sua construção formal, pois as mudanças profundas e duradouras de visão de mundo
engendram crises nos estilos herdados e é justamente essa contradição interna à produção
artística entre novas formas e velhos conteúdos que cria a possibilidade de ver e conhecer as
mutações do processo sócio-histórico. Já Terry Eagleton, em Como Ler um Poema (2006),
procura mostrar como a política da forma é pouca coisa além de admitir que “as estratégias
formais na literatura são elas mesmas socialmente significativas”. O tipo de verso utilizado
em um dado poema, segundo Eagleton, é revelador de certos aspectos ideológicos de um
determinado instante histórico; o uso do dístico heroico (heroic couplet) em poemas épicos,
por exemplo, pode ser lido como a expressão de certas noções de ordem, razão e harmonia
graças à sua natureza calcada em um controle, precisão e equilíbrio consolidados desde o
nível do verso. Tal configuração técnica pode estar em sintonia ou em conflito com o tema do
poema, gerando, assim, uma forma que diz muito mais do que uma mera leitura parafrásica.
Há ainda a possibilidade de abordar a relação entre poesia e história a partir de um ângulo
predominantemente teórico, discutindo estas e tantas outras questões que constituem esta
problemática.

Tendo em vista que a composição poética em língua inglesa constitui um manancial literário
quase inesgotável, este seminário pretende ser um espaço para a apresentação e divulgação de
trabalhos que tenham se dedicado a todos os gêneros poéticos e de qualquer período ou
nacionalidade.

Emitiremos certificados de ouvinte, mediante inscrição prévia e comparecimento às sessões
do seminário, e de participação para aqueles que apresentarem trabalhos.

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@seminariopoesiaingles

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