A sala de aula como laboratório: Experiências no ensino de literatura

Início do evento
Final do evento
E-mail
criacaoecritica@usp.br
Docente responsável pelo evento
Claudia Amigo Pino e Marcos Natali
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório 118
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Colóquio na Universidade de São Paulo, 29-30 agosto de 2024

Departamentos de Letras Modernas e Teoria Literária e Literatura Comparada da USP

Como ensinar a literatura, que se quer subversão, com a fala do professor, que se quer lei?
Quais contradições surgem em tentativas de ensinar a subversão? Este colóquio deseja
construir um arquivo de experiências do encontro incerto entre a literatura e a sala de aula.
O objetivo é analisar riscos e possibilidades presentes no ato de ensinar textos literários,
levando em conta aspectos como:

mudanças em práticas e tecnologias de leitura (suportes, hábitos, repertórios, pressupostos);
a nova economia da atenção;
avanços na comodificação do conhecimento e da cultura;
alterações na composição dos corpos discente e docente (com consequências para
a abordagem em sala de questões de gênero, raça, sexualidade e classe)

Esperamos associar esse conjunto de temas a aspectos materiais da prática de ensino, tais como:

a preparação de uma aula e de um curso;
a relação entre um programa, um roteiro, anotações e o improviso;
modos de começar e terminar uma aula ou um semestre;
relações entre escrita e oralidade, pensamento e voz, corpo e expressão;
o uso de diferentes gêneros discursivos em sala de aula (a explicação, a anedota, o
relato autobiográfico, a piada e o deboche, a pergunta e a resposta, a digressão, a
confissão, o resumo, a interrupção, o silêncio e a escuta);
-formas de avaliação (trabalhos acadêmicos, produções audiovisuais, textos
autobiográficos, escrita experimental).

No contexto de uma reflexão sobre o aspecto artesanal do ensino do estudo de literatura,
esperamos explorar semelhanças e diferenças entre a pedagogia, a ficção e práticas
performáticas, bem como dissonâncias entre a linguagem literária e convenções de
argumentação que prezam a clareza, a síntese, a linearidade, a conclusão e a definição clara
de um objetivo.

Cronograma:

9 de agosto: data em que os textos a serem discutidos deverão estar disponíveis para leitura no site do Colóquio.
29 e 30 de agosto: data do Colóquio (presencial), no qual será priorizada a discussão dos textos, após uma breve apresentação oral mais livre feita pelos autores/as.

Organizadores:

Claudia Amigo Pino (Letras Modernas – USP)
Marcos Natali (Teoria Literária e Literatura Comparada – USP)

Imagem
Quadro negro rabiscado com 3 elementos gráficos representando pedaços de papel escolares com as seguintes informações: (1 - folha de caderno rasgada) A Sala de Aula como Laboratório: Experiências no Ensino da Literatura; (2 - fita adesiva amarela) Manhã: Auditório 118 (Sociais) Tarde: Sala 270 (Letras); (3 - Papel em branco com fita adesiva) Universidade de São Paulo 29-30 agosto de 2024