Colóquio na Universidade de São Paulo, 29-30 agosto de 2024
Departamentos de Letras Modernas e Teoria Literária e Literatura Comparada da USP
Como ensinar a literatura, que se quer subversão, com a fala do professor, que se quer lei?
Quais contradições surgem em tentativas de ensinar a subversão? Este colóquio deseja
construir um arquivo de experiências do encontro incerto entre a literatura e a sala de aula.
O objetivo é analisar riscos e possibilidades presentes no ato de ensinar textos literários,
levando em conta aspectos como:
mudanças em práticas e tecnologias de leitura (suportes, hábitos, repertórios, pressupostos);
a nova economia da atenção;
avanços na comodificação do conhecimento e da cultura;
alterações na composição dos corpos discente e docente (com consequências para
a abordagem em sala de questões de gênero, raça, sexualidade e classe)
Esperamos associar esse conjunto de temas a aspectos materiais da prática de ensino, tais como:
a preparação de uma aula e de um curso;
a relação entre um programa, um roteiro, anotações e o improviso;
modos de começar e terminar uma aula ou um semestre;
relações entre escrita e oralidade, pensamento e voz, corpo e expressão;
o uso de diferentes gêneros discursivos em sala de aula (a explicação, a anedota, o
relato autobiográfico, a piada e o deboche, a pergunta e a resposta, a digressão, a
confissão, o resumo, a interrupção, o silêncio e a escuta);
-formas de avaliação (trabalhos acadêmicos, produções audiovisuais, textos
autobiográficos, escrita experimental).
No contexto de uma reflexão sobre o aspecto artesanal do ensino do estudo de literatura,
esperamos explorar semelhanças e diferenças entre a pedagogia, a ficção e práticas
performáticas, bem como dissonâncias entre a linguagem literária e convenções de
argumentação que prezam a clareza, a síntese, a linearidade, a conclusão e a definição clara
de um objetivo.
Cronograma:
9 de agosto: data em que os textos a serem discutidos deverão estar disponíveis para leitura no site do Colóquio.
29 e 30 de agosto: data do Colóquio (presencial), no qual será priorizada a discussão dos textos, após uma breve apresentação oral mais livre feita pelos autores/as.
Organizadores:
Claudia Amigo Pino (Letras Modernas – USP)
Marcos Natali (Teoria Literária e Literatura Comparada – USP)