DRAMATURGIA COMPARADA ESTADOS UNIDOS-BRASIL: PERSPECTIVAS DE PESQUISA

Início do evento
Final do evento
E-mail
jmilton@usp.br
Telefone
(11) 3714-1935
Docente responsável pelo evento
John Milton
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Virtual
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Pesquisadores convidados: Profa.Dra.Maria Silvia Betti, Prof.Dr.Fúlvio Torres Flores, Dr. Thiago Russo, Prof.Fernando Bustamante, Doutorando João Victor Silva.

Mediação: Profa.Dra.Gisele G. Wolkoff (ICHS, UFF)

Organização: Prof.Dr.John Milton (FFLCH/USP)

Do que tratremos:

O que há de comum e diferente, convergente e divergente nas produções teatrais dos EUA e do Brasil? Como se pode entender a sociedade historicamente pelo estudo da dramaturgia de autores como Tennessee Williams, Arthur Miller, Erwin Piscador (nos EUA) e o trabalho de Odualdo Vianna Filho no Brasil? É o que este webinário pretende debater com estudiosos das obras dos autores citados a partir de:

PESQUISA E PENSAMENTO CRÍTICO: QUESTÕES À LUZ DO TEATRO DE ODUVALDO VIANNA FILHO NO CINQUENTENÁRIO DE SUA MORTE

Maria Sílvia Betti é pesquisadora, orientadora e docente sênior da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. É organizadora da Coleção Oduvaldo Vianna Filho pela Editora Temporal. Entre seus trabalhos encontram-se Oduvaldo Vianna Filho (Coleção Artistas Brasileiros, Edusp/FAPESP 1997) e Dramaturgia Comparada Estados Unidos-Brasil. Três estudos. (Cia Fagulha 2017)

PESQUISAR WILLIAMS: SEGUINDO ALGUNS FIOS DA TRAMA

Fulvio Torres Flores é docente do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, editor-chefe da Dramaturgia em foco. Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH-USP, com tese publicada sob título Da Depressão Econômica às raízes do macartismo: análise histórico-crítica de American blues, coletânea de peças curtas de Tennessee Williams (São Paulo: Humanitas; Fapesp, 2015).

YANKEE OU TUPINIQUIM? A DRAMATURGIA PRESENTE E AUSENTE DE ARTHUR MILLER NO BRASIL

Thiago Russo Pós-Doutorando, Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Membro titular e vitalício da The Arthur Miller Society, nos Estados Unidos, realizou parte de seu doutorado na University of Louisville (Kentucky), o qual foi indicado ao prêmio CAPES de melhores teses. Thiago é também um dos autores de Arthur Miller for the 21st Century (Palgrave); editor de The Ride Down Mt. Morgan (Bloomsbury); e atualmente escreve Arthur Miller in Context, pela Cambridge University Press, a ser publicado em 2025.

REPRESENTAR A HISTÓRIA NOS PALCOS DA BROADWAY: A PROPÓSITO DAS PEÇAS LONGAS DE TENNESSEE

João Victor Silva é ator, diretor e pesquisador de teatro. Mestre e Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH - USP, com dissertação publicada sobre a representação do Sul dos Estados Unidos em Cat on a Hot Tin Roof (1955), de Tennessee Williams. Atualmente, pesquisa as relações entre o teatro musical nos Estados Unidos e o teatro de revista no Brasil na primeira metade do séc. XX. É membro da Cia. da Revista, e docente convidado do Laboratório de Criação em Teatro Musical do Célia Helena Centro de Artes e Educação, em São Paulo.

ERWIN PISCATOR: UM OLHAR SOBRE A INFLUÊNCIA DE SUA OBRA NO BRASIL

Fernando Bustamante é docente de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde também realizou pesquisa de doutorado sobre a obra de Erwin Piscator nos EUA e mestrado sobre a obra de John Reed.

Imagem