Venha conhecer o projeto Memória Estudantil

Início do evento
E-mail
caph@usp.br
Docente responsável pelo evento
Everaldo de Oliveira Andrade
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
CAPH – Centro de Apoio à Pesquisa Histórica “Sérgio Buarque de Holanda”
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” (CAPH) da FFLCH está realizando um projeto essencial de preservação e catalogação de três conjuntos documentais significativos de entidades estudantis. Entre eles, destaca-se o acervo do DCE Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme”, que abrange documentos de 1979 a 2020, refletindo as atividades, visões e disputas políticas na universidade. Esse trabalho visa garantir que esses materiais valiosos estejam acessíveis ao público, preservando a memória histórica e cultural das lutas estudantis.

Com aproximadamente 180 caixas de documentos em diferentes suportes, como fitas VHS, cassete, fotografias e papel, o acervo é uma rica fonte de informações sobre a trajetória do DCE Livre da USP. Graças ao empenho de bolsistas e à colaboração de especialistas, tem sido possível avançar na organização e preservação desses documentos, que incluem atas, relatórios, regimentos, boletins e registros de mobilizações estudantis.

A importância desse projeto para a Universidade é imensa, pois não se trata apenas de preservar um acervo de documentos históricos, mas de garantir a continuidade da memória institucional e acadêmica que molda a identidade da USP e de seus estudantes. Ao salvaguardar esses registros, o projeto permite que as futuras gerações compreendam a evolução das práticas e das lutas que definiram a vida universitária.

O projeto não só busca preservar esse acervo valioso, mas também facilitar o acesso futuro. A expectativa é continuar avançando na catalogação digital desses documentos, garantindo que futuros pesquisadores tenham acesso a essas fontes. Por isso, o projeto busca voluntários que tenham interesse em adquirir conhecimentos arquivísticos e estudar o movimento estudantil. Dia 29 de agosto às 18 horas no CAPH – Centro de Apoio à Pesquisa Histórica “Sérgio Buarque de Holanda” no prédio de História da Faculdade de Filosofia, Letra e Ciências Humanas (FFLCH) acontecerá uma reunião de apresentação a todos os interessados em participar do projeto. Venha conhecer e apoiar esse trabalho fundamental para a preservação da memória estudantil e acadêmica!

Alessandra Gomes de Jesus e Maria Aparecida Araújo Ferreira