"Crianças Felizes: Literatura Infanto-juvenil na União Soviética: O Caso de Samuil Marchak (1887-1964), poeta e tradutor” Daniela Mountain (UFRGS)

Início do evento
Final do evento
E-mail
jmilton@usp.br
Telefone
(11) 3714-1935
Docente responsável pelo evento
John Milton
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 016
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Samuil Marchak (1887-1964), poeta, tradutor e editor, foi um dos expoentes da literatura russo-soviética infantojuvenil que surgiu nos anos 1920 e 1930. Sua presença foi crucial para que uma nova e notável geração de escritores para a infância se formasse na Rússia, principalmente como editor e poeta, mas também como tradutor. A trajetória de Marchak, até hoje um dos autores mais lidos pelas crianças russas, será brevemente apresentada, assim como algumas de suas versões poéticas de textos infantis.
Daniela Mountian, docente do setor de russo da UFRGS e editora da Kalinka. Fez pela USP graduação em história, mestrado (DLO) sobre Fiódor Sologub e doutorado-sanduíche (DLO) sobre Daniil Kharms, com estágio de um ano no Instituto de Literatura Russa da Academia Russa de Ciências (Casa de Púchkin), em São Petersburgo. Pesquisou a literatura russa infantil dos anos 1920 e 1930 como pós-doutoranda (DTLLC/USP) com apoio da FAPESP.