O objetivo geral do projeto é verificar a aplicabilidade no Brasil do conceito de igualdade profunda, formulado por Lori Beaman. Mais especificamente, buscamos avaliar duas questões inter-relacionadas: 1. como os conflitos raciais, de gênero e religiosos são negociados na rede de laços familiares e relações de vizinhança; 2. se essas negociações ocorrem à margem e independentemente do modelo político oficial de pluralismo transmitido pelas instituições educacionais públicas.
Para isso, serão realizadas entrevistas em profundidade com integrantes de famílias de baixa renda da cidade de São Paulo. Essas famílias serão escolhidas entre aquelas que têm filhos que frequentam aulas de ensino religioso em escola pública.
É desejável que o candidato tenha experiência em colaboração internacional de pesquisa na área de diversidade étnico-racial e religiosa.
Pesquisadores e pesquisadoras interessados deverão encaminhar um documento com um resumo de suas realizações de pesquisa relacionadas ao tema do projeto, além de seu currículo, para Guilherme Borges (guibfcosta@gmail.com) até o dia 20 de setembro de 2024.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP de 36 meses no valor de R$12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas diretamente relacionadas à pesquisa.