XXI SEMANA DE GEOGRAFIA USP - Justiça climática não basta! Vamos repensar nosso mundo

Início do evento
Final do evento
E-mail
semangeo@usp.br
Telefone
(11) 3091-3737
Docente responsável pelo evento
Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Milton Santos
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A Semana de Geografia é um projeto de extensão universitária criado em 2003 pelos estudantes de graduação da Geografia USP. O seu objetivo está pautado em tentar aproximar escolas públicas e a Universidade de São Paulo através da construção de projetos baseados em um tema central da Geografia, que são possibilitados através da articulação entre monitores (graduandos da USP) e os professores de escolas públicas que se inscrevem. Os projetos geralmente são construídos com propósito de refletir alguma questão relacionada ao cotidiano e a realidade dos estudantes de escolas públicas, tendo a Geografia como um importante instrumento teórico para análise e compreensão do problema apresentado no projeto.

O tema de 2024 foi escolhido pelos estudantes de graduação da USP a partir da emergência da questão climática, que sendo amplamente discutida não têm sido objeto de muitos estudos e debates dentro do Departamento de Geografia da universidade. Sendo assim, o tema Justiça Climática possibilitou que a Semana pudesse tensionar o debate dentro da USP da mesma forma que promoveu sua extroversão para além dos muros da academia replicando diretamente no chão da escola. As mesas que constituem a programação de 2024 estão pautadas na análise crítica das discussões sobre justiça climática, defendendo a tese de que o problema climático-ambiental é fruto de um modo de produção capitalista e explorador, não sendo necessariamente uma consequência própria da natureza, mas sim da forma predatória que o ser humano se relaciona com ela. Nesse sentido, o evento de 2024, uma das maiores edições da história, terá a presença de cerca de 1200 alunos de escolas públicas e periféricas, 92 professores da rede pública de ensino, 50 monitores de graduação em Geografia/USP e 6 mesas com 10 pesquisadores e especialistas sobre os temas em debate. Esta edição também irá acontecer em consonância com a Mostra Ecofalante, organizada pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão da USP, sendo na sexta feira, 25 de outubro, o dia em que será exibido o filme "Injustiça Climática" seguido de debate.

Imagem