O Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento de Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) organizam o ciclo de eventos “Outubro Negro 2024”, que conta ainda com o apoio do projeto Cosmopolíticas do Cuidado no fim do mundo. O evento este ano homenageia a artista, filósofa e professora Denise Ferreira da Silva, que ocupa atualmente a cátedra Samuel Rudin para professores na área de humanas no Departamento de Espanhol e Português da New York University.
No dia 24 de outubro, o Bloco Afro Édisanto faz uma apresentação na escadaria principal para abrir o último dia da programação do Outubro Negro às 17h. Em seguida, Da Silva será recebida no Auditório Paula Souza, no dia 24 de outubro, às 18h30, para compor com a Periferia Segue Sangrando e Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus a mesa “Lentes negras para construir o mundo que queremos”. A filósofa e artista é autora dos livros “Homo Modernus” e “A dívida impagável.
Realizado anualmente desde 2018 na FSP-USP, o evento é voltado para a discussão das condições de vida e saúde da população negra, bem como os efeitos do racismo e da luta antirracista no Brasil. Protagonizado por estudantes da graduação e da pós-graduação, pesquisadores e ativistas negras e negros, o encontro visa atender a demanda de estudantes da faculdade por maior contato com a produção negra e suas contribuições para os campos científico, político e cultural.
Todas as atividades do evento são presenciais e gratuitas, com emissão de certificado para os presentes.