Professor Hiroki Otani conversou sobre renovação do convênio entre a Faculdade e a universidade japonesa para intercâmbios
Na última quinta-feira (30), a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu a visita do professor Hiroki Otani, reitor da Universidade de Shimane, no Japão. O intuito do encontro foi a prorrogação do convênio existente desde 2020 entre a instituição japonesa e a FFLCH, que permite intercâmbios para docentes e discentes nos níveis de graduação e pós-graduação.
A reunião também discutiu a possibilidade de criação de um futuro programa de duplo diploma no âmbito do mestrado em Letras Japonês da FFLCH com a Universidade de Shimane. Para isso, ainda seria necessário a elaboração de um texto que formalize o acordo , pensar nos diversos ajustes entre as regras no sistema de ensino brasileiro e japonês e trabalhar em conjunto com os dirigentes da pós-graduação de ambas as universidades.
Além do reitor Hiroki Otani, estiveram presentes na recepção Adrián Fanjul, diretor da FFLCH; Vivian de Castro, chefe da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt); e as professoras do Departamento de Letras Orientais Junko Ota e Lilian Yamamoto.
De acordo com o professor Adrián, “a renovação do convênio primeiro contribui com a internacionalização da Faculdade. O oriente, por vezes, não é um espaço tão acessível para nós. O fato de termos estudos sobre o chinês ou o japonês, por exemplo, além de uma Casa de Cultura Japonesa é o que permite uma via de contato fluida”. Ele explica também que os 60 anos do curso de japonês na USP e o importante campo de pesquisas existente nessa área fazem com que a prorrogação do convênio com a Universidade de Shimane seja “uma forma de preservação do japonês na Faculdade”, concluiu o diretor.