Regimes territoriais de contenção e confinamentos extraprisionais | Ciclo de debates Geografia e abolição

Início do evento
Final do evento
E-mail
seminariogeoabolicionistas@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Prof. Dr. César Ricardo Simoni Santos e Profa. Dra. Elisa Favaro Verdi
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Milton Santos
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Descrição

Dia 20 de fevereiro, a mesa Regimes territoriais de contenção e confinamentos extraprisionais irá inaugurar o ciclo de debates Geografia e abolição, o qual dá continuidade às discussões e encontros promovidos pelo 1º Seminário de Geografias Abolicionistas, realizado no ano passado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana e com apoio do Departamento de Geografia.
Para manter a conversa viva e aprofundar debates que não foram diretamente abordados no Seminário, o ciclo de debates promoverá uma série de eventos ao longo do ano, todos gratuitos e abertos ao público.

Regimes territoriais de contenção e confinamentos extraprisionais:
Diante da multiplicação de regimes de contenção da liberdade, experiências contemporâneas de confinamento parecem transbordar a forma da prisão-prédio, atravessando periferias urbanas, abrigos de refugiados e perímetros de constrição territorial da chamada situação de rua. Estas envolvem decisivamente dinâmicas de policiamento ostensivo e de proximidade, mecanismos de vigilância, tecnologias de videomonitoramento, rotinas de zeladoria urbana, programas socioassistenciais e uma ampla articulação entre Estado e o chamado terceiro setor, com destaque às organizações não-governamentais e organizações da sociedade civil. Não se trata, contudo, de constatar o fim da prisão. Entremeado por uma gramática humanitária, o confinamento extraprisional articula-se ao aumento do encarceramento, em especial o de caráter processual ou provisório, e ao alcance ampliado das ditas penas alternativas no âmbito do sistema de justiça criminal.

Participantes:
Prof. Acácio Augusto (UNIFESP)
Profa. Ana Carolina Gonçalves Leite (UFPE)
Daniel Mello (A Craco Resiste)
Mediação: Ariel Machado (PPGH-USP)

Contato e difusão:
seminariogeoabolicionistas@gmail.com
https://geografiasabolicionistas.wordpress.com/
@geografias_abolicionistas

Imagem