Editora 34 e Centro de Estudos Ameríndios da USP convidam para o lançamento de Mitologia dos índios Chulupi, de Pierre Clastres - tradução de Ian Packer e posfácio de Beatriz Perrone-Moisés
Bate-papo com Antonio Guerreiro e Renato Sztutman
Quinta-feira, 27 de março de 2025, às 19h
Prédio das Ciências Sociais (USP), Sala 8
Av. Luciano Gualberto, 315
Cidade Universitária São Paulo SP
Antonio Guerreiro é Professor Associado do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nos últimos 20 anos, tem realizado projetos de pesquisa, documentação cultural e extensão junto aos Kalapalo, um povo de língua karib do Alto Xingu. Seus principais interesses de pesquisa são política, parentescos, ritual, artes verbais e territorialidade na Amazônia. É autor do livro Ancestrais e suas sombras: uma etnografia da chefia Kalapalo e seu ritual mortuário (Editora da Unicamp, 2015), vencedor na categoria Ciências Humanas no Prêmio Jabuti 2016.
Renato Sztutman é professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. É mestre (2000) e doutor (2005) em Antropologia Social pela mesma universidade, área de etnologia indígena. Realizou pós-doutorado, em 2015, no Departamento de Filosofia da Universidade de Paris Ouest Nanterre. Coordena atualmente o Centro de Estudos Ameríndios (CEstA – USP). Foi editor responsável, entre 2013 e 2017, da Revista de Antropologia (Departamento de Antropologia da USP). Foi um dos fundadores e co-editou, entre 1997 e 2007, a revista Sexta-feira. Dentre suas publicações, destacam-se o livro O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens (Edusp/Fapesp, 2012) e a coletânea Eduardo Viveiro de Castro: entrevistas (Azougue, 2008). Seus principais temas de pesquisa são: cosmopolíticas indígenas, fronteiras entre antropologia e filosofia, antropologia e cinema.


