Com fotografias de diferentes formatos, a mostra “O espírito do lugar” nos convida a perceber e valorizar o espaço do Museu Monteiro Lobato (Taubaté-SP), que tanto inspirou o escritor, pintor, tradutor, editor e industrial. Além de se concretizar em uma experiência estética, a exposição reforça a importância da conscientização sobre a proteção do espírito do lugar, alinhada às diretrizes do Tratado de Québec para a preservação do patrimônio cultural.
Durante 16 anos, Fabio Scarenzi registrou, por meio da fotografia, a atmosfera do Museu Monteiro Lobato, local de grande importância cultural e afetiva. Além dos cliques, sua relação com o museu também envolve trabalhos voluntários, fortalecendo ainda mais sua conexão com o local.
Instalada no Pomar da Dona Benta, “O espírito do lugar” busca destacar a beleza e a relevância desse patrimônio, promovendo um olhar sensível e reflexivo sobre sua preservação.
O "Espírito do Lugar" é aquilo que torna um espaço único e cheio de significado, uma mistura entre sua materialidade (paisagens, construções, objetos...) e os elementos imateriais (memórias, histórias, rituais, odores, cores...) que o compõem.
Originária de uma ideia de Tina Lopes, a mostra das fotos de Fábio Scarenzi conta com a parceria e execução da Cia Candeeiro, formada por Amanda Cardoso e Guilherme Moreira.
Fábio Scarenzi: artista plástico, arte-educador, ilustrador, fotógrafo e voluntário no Museu Monteiro Lobato.
Tina Lopes: arte-educadora, professora de artes cênicas, diretora do Museu Monteiro Lobato por 17 anos, criadora do Projeto Lobatinhos do Futuro e guardiã das memórias do escritor.
Amanda Cardoso: atriz, ilustradora, artista plástica, videomaker e musicista auto ditada.
Guilherme Moreira: ator, fotógrafo, artista plástico e designer.