“Niimi Nankichi: o escritor que retratou o amor e a tristeza - A literatura infantil japonesa no início do século XX” para graduandos, pós-graduandos e docentes da FFLCH e comunidade acadêmica.
A proposta é apresentar as(os) discentes e à comunidade acadêmica uma introdução à obra infantil e juvenil do escritor japonês Niimi Nankichi (1913-1943) tendo como fio condutor a representação do amor e da tristeza nela, além pontuarmos aspectos socio-culturais-históricos e biográficos para fins de contexto.
Niimi Nankichi é por vezes chamado de “o Hans Christian Andersen do Japão” e as suas obras literárias voltadas ao público infantil e juvenil têm comovido gerações. É conhecido por contos como “Gon, o raposinho” (“Gongitsune”, 1932), “Comprando luvas” (“Tebukuro wo kaini”, 1943), “A tristeza do caracol” (“Dendenmushi no kanashimi”, 1950), entre outros. O autor trata das complexidades das relações com seus afetos e tristezas pela perspectiva aguçada das crianças, resultando em uma linguagem direta, mas emocionalmente profunda, aliada a vívidas descrições da vida rural japonesa de sua época.
A presença de todas, todes e todos é bem-vinda.
A palestra acontecerá na Sala 261, Prédio de Letras, USP, av.: Prof. Luciano Gualberto, 403, no dia 27/05, terça-feira, às 19:30.
Atenciosamente,
Camila Guilherme da Silva Eleuterio - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP.