Nicole Hughes
Stanford University
Reformulando o Teatro Evangélico: Missionando os Colonos no Auto de São Maurício de José de Anchieta
Na última década do século XVI, só havia problemas no horizonte para os jesuítas no Brasil. Colonos escravizavam desenfreadamente os povos indígenas e piratas franceses e ingleses saqueavam o litoral. Espanhóis e portugueses disputavam cargos governamentais, e colonos de todos os tipos tentavam expulsar os jesuítas do Brasil. O missionário jesuíta José de Anchieta (1534-1597) interpretou esses distúrbios em produções teatrais realizadas no enclave colonial do Espírito Santo. Em uma dessas obras, o Auto de São Maurício, Anchieta reinterpretou os muitos problemas do sul do Brasil como manifestações de um conflito abrangente entre o catolicismo e a heresia. Ele apresentou dissensões internas entre os colonos, bem como a escravização indígena e os ataques de corsários, como parte da luta católica para erradicar a ameaça protestante no Brasil. Esta apresentação argumenta que Anchieta reformulou as lutas locais em termos de combate à heresia a fim de criar uma história redentora para as missões brasileiras dos jesuítas, apesar da percepção de fracasso iminente.
David Colmenares
University of California, Irvine
Soberania e convexidade: 500 anos após o mapa de Tenochtitlán impresso em Nuremberg
Quinhentos anos após sua publicação na cidade imperial de Nuremberg em 1524, o mapa cortesiano de Tenochtitlan permanece como uma das imagens políticas mais pungentes do século XVI. Uma imagem política intempestiva, ao mesmo tempo antecipatória e anacrônica, pois anuncia uma entidade política ainda fictícia (“Nueva España de la Mar Oceano”) enquanto ostenta a identidade emblemática do México-Tenochtitlan numa época em que a cidade asteca já jazia em ruínas. Nesta apresentação, baseada numa revisão sistemática da história e historiografia do mapa, proponho uma nova leitura da complexa e aparentemente paradoxal teologia política que fundamenta o mapa de Nuremberg: a apresentação de uma entidade política por vir centrada numa soberania pagã.
Palestra presencial em espanhol e português
Dia 28 de agosto de 2025 (quinta-feira), às 10h30.
Local: Sala de Vídeo (Departamento de História), FFLCH-USP; Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-000.