O Laboratório de Geografia Agrária, a Associação dos Geógrafos Brasileiros/SP e a Associação Brasileira de Reforma Agrária convidam todas as pessoas para prestigiarem o lançamento dos livros “Agro: um bom negócio para o Brasil?” e “Atlas dos conflitos no campo brasileiro" com a presença dos autores Yamila Goldfarb e Paulo Alentejano. Haverá mesa de debates com os autores, que contará com os comentários de Fábio Pitta e a mediação de Marta Inez Marques. Na oportunidade, haverá possibilidade de diálogo com o público e será oferecido certificado de 3 horas de atividades extra-curriculares.
Sinopse: “Agro: um bom negócio para o Brasil?
Estudo da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) e da FES Brasil revela que o modelo agroexportador brasileiro contribui para a crise alimentar e social que afeta milhões de famílias. Assinado por Yamila Goldfarb e Marco Mitidiero Junior, “Agro, um bom negócio para o Brasil?” desmonta a ideia de que o agronegócio é o motor do desenvolvimento nacional. O relatório mostra que, mesmo sendo o maior beneficiário de recursos públicos — via créditos subsidiados, isenções fiscais e perdões de dívidas —, o setor concentra-se em grandes monoculturas de exportação. Com isso, drena recursos do Estado, aumenta a desigualdade, encarece os alimentos e deixa de gerar desenvolvimento sustentável nos territórios. É possível acessar o relatório aqui: https://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/22288-20251007.pdf
Sinopse: “Atlas dos conflitos no campo" Esse atlas é resultado de uma construção conjunta do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia Agrária (GeoAgrária) da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais e Territorialidades (Lemto) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a contribuição de pesquisadores de diversas universidades do país em parceria com a CPT. O trabalho teve como base o registro contínuo de dados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (Cedoc), criado em 1985, onde se encontram arquivadas informações físicas e digitais coletadas pela rede pastoral. É possível acessar o Atlas aqui: https://cptnacional.org.br/wp-content/uploads/2025/09/Atlas_CPT-2025-v4…
Serviço: 17 de novembro de 2025, às 17h00, no Auditório Milton Santos - Prédio de História e Geografia/ FFLCH
Link para acompanhar atividade online: https://youtube.com/live/FpRwUbjopts