Revista GIS divulga Chamada de Trabalhos para o dossiê "Velhos arquivos, novas questões"

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
Docente responsável pelo evento
Sylvia Caiuby Novaes
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Descrição

Comunicamos que se encontra aberta, até o dia 31 de janeiro de 2026, a CHAMADA DE TRABALHOS para o Dossiê "Velhos arquivos, novas questões", da GIS - Gesto, Imagem e Som, Revista de Antropologia, do Departamento de Antropologia da USP.

Gostaríamos de convidá-la (lo) para submeter um trabalho. Esclarecemos que temos várias sessões na Revista e que é possível submeter um trabalho na seção Artigos ou na seção GIS, que reúne textos, ensaios ou trabalhos em vídeo ou em áudio.

https://revistas.usp.br/gis/announcement/view/1975
Submissão até 31 de janeiro de 2026

DOSSIÊ Velhos arquivos, novas questões
Se no passado, majoritariamente, museus, pesquisadores e colecionadores constituíam e circulavam arquivos com o objetivo de apresentar “o outro”, na atualidade, cada vez mais registros do passado deixam as reservas técnicas das instituições, movidos não apenas por quem os guarda e pesquisa, mas também por aqueles que estão retratados nos registros ou por seus parentes. Esses sujeitos buscam seus arquivos para melhor conhecerem sua história, lutarem por seus direitos ou por motivos afetivos e identitários. Nesse sentido, novos significados são atribuídos ao lugar e ao conhecimento sobre os arquivos. O Dossiê “Velhos arquivos, novas questões” abre-se para artigos, ensaios audiovisuais, resenhas e entrevistas que tratem da subversão, da crítica e dos desafios envolvidos na guarda e documentação de arquivos quando estes ganham vida em novas redes de circulação contemporâneas. Entende-se por arquivos um conjunto de itens distintos, como objetos, fotografias, filmes, documentos ou registros sonoros, que resultaram de pesquisa ou colecionamento, mas que passaram por um processo de documentação, arquivamento, conservação e difusão. Nas últimas décadas, novas questões emergem e subvertem a ideia de que as instituições de guarda detém, de forma privilegiada, tal patrimônio. Nesse sentido, o dossiê pretende discutir o acesso, as implicações éticas, as características e os desafios dos processos colaborativos, das políticas de retorno dos arquivos e das novas dinâmicas relacionais.

Agradecemos a difusão dessa chamada entre seus contatos e esperamos a participação de todas e todos vocês.

Abraços,
Mariana Baumgaertner e Paula Morgado
Organizadoras do Dossiê