Encontros de estudo de educação e ciências sociais: Paulo Freire

Início do evento
Final do evento
E-mail
extensaosociais@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Prof. Márcia Gobbi
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
106 B
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Abrindo o II Simpósio de Educação e Ciências Sociais da USP, o Sociologia em Movimento convida a todas e todos interessados para o estudo de educação e ciências sociais.
Nos primeiros encontros vamos ler e debater trechos do livro "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, segue o cronograma de encontros.

A obra está disponível na biblioteca virtual do SeM https://semusp.wixsite.com/home/professores/livro-pedagogia-do-oprimido assim como seu fichamento https://semusp.wixsite.com/home/professores/fichamento-pedagogia-do-opr…

04/10 - 18h15 - 19h30 - Sala 105 (Excepcionalmente)
Leitura recomendada:
1. Justificativa da "pedagogia do oprimido" (A contradição opressores-oprimidos. Sua superação; A situação concreta de opressão e os opressores; A situação concreta de opressão e os oprimidos; 27 Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão)
2. A concepção "bancária" da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica (A contradição problematizadora e libertadora da educação. Seus pressupostos; A concepção “bancária” e a contradição educador-educando; Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo; O homem como um ser inconcluso, consciente de sua inconclusão, e seu permanente movimento de busca do ser mais)

17/10 - 18h - 19h30
Leitura recomendada:
3. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade (Educação dialógica e diálogo; O diálogo começa na busca do conteúdo programático; As relações homens-mundo, os temas geradores e o conteúdo programático desta educação; A investigação dos temas geradores e sua metodologia; A significação conscientizadora da investigação dos temas geradores. Os vários momentos da investigação)

31/10 - 18h - 19h30
Leitura recomendada
4. A teoria da ação antidialógica (A teoria da ação antidialógica e suas características: a conquista, dividir para manter a opressão, a manipulação e a invasão cultural)

14/10 - 18h - 19h30
Leitura recomendada:
4. A teoria da ação antidialógica
(A teoria da ação dialógica e suas características: a co-laboração, a união, a organização e a síntese cultural)

Imagem