Curso de Introdução à Economia Solidária da ITCP-USP

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
itcp@usp.br
Telefone
(11) 3091-4400
Docente responsável pelo evento
Prof. Dr. Reinaldo Pacheco da Costa
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Rua do Anfiteatro, 181 | Colmeias, Favo 3 | Cidade Universitária
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O Curso de Introdução à Economia Solidária será composto por 4 módulos de 3 horas cada e abordará os principais temas que se interseccionam na prática extensionista da ITCP-USP. O primeiro módulo apresenta os conceitos gerais da Economia Solidária, cooperativismo e autogestão. O segundo discute as implicações que as condições de trabalho têm na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras e também como as relações de raça e gênero impactam nessas. O terceiro módulo trata dos movimentos sociais, da agroecologia e a sua relação com a Economia Solidária. E por fim, o quarto módulo irá discutir as concepções de educação, extensão universitária e tecnologia, de modo a explorar a ideia de posicionamento e utilização social, política e econômica desses conceitos, buscando demonstrar sua não neutralidade histórica.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP-USP) é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que realiza atividades de formação em Economia Solidária e faz incubação e acompanhamento de empreendimentos econômicos solidários e cooperativas populares.
Desde 1998, a ITCP trabalha com projetos de extensão universitária que têm como finalidade o fortalecimento de empreendimentos com interesse econômico (voltados para geração de renda, consumo e crédito) que se proponham a trabalhar de forma democrática e autogestionária, baseados nos princípios da Economia Solidária e do cooperativismo.

Imagem
Saudações solidárias! É com muita satisfação que anunciamos a realização do nosso Curso de Introdução à Economia Solidária da ITCP-USP, que voltará a ser realizado de forma PRESENCIAL em 2022! O curso será gratuito e acontecerá nos dias 11 e 12 de Agosto, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, contando com 04 módulos que abordarão temas relevantes para a construção de alternativas econômicas, justas e solidárias. O curso emitirá certificado de participação e as inscrições podem ser feitas via Apolo.