Lançamento do livro São Paulo Restaurada, escrito por Pablo Oller Mont Serrath, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo, fruto de pesquisa de mestrado realizada no mesmo programa de pós-graduação.
Link do evento no Facebook da editora: https://www.facebook.com/events/163156887662916/
Da divulgação da editora:
"A saga portuguesa para manter e expandir seu império ultramarino ganhou novo fôlego a partir da segunda metade do século XVIII. No Brasil, caso exemplar das diretrizes adotadas no período foi a restauração de São Paulo enquanto capitania-geral, em 1765. Conquista territorial, defesa das fronteiras, fomento agrícola e desenvolvimento mercantil da capitania estavam entre as principais questões a serem enfrentadas. Implementar reformas e medidas exigia o zelo dos governadores enviados pela Coroa portuguesa e, igualmente, o empenho de uma elite local possuidora de riqueza anteriormente acumulada. Este livro trata das complexas relações entre essa elite colonial e os diferentes governadores da capitania de São Paulo, entre 1765 e 1802, baliza cronológica que marca a formação e a consolidação da produção agrícola paulista voltada para o mercado transatlântico.
Pablo Oller Mont Serrath é doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo e pesquisador da Cátedra Jaime Cortesão. Atualmente, desenvolve estágio de pós-doutorado, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo."