O objetivo do evento é estimular o debate científico sobre a experiência migratória de indivíduos e grupos de origem estrangeira no Brasil em suas dimensões política e cultural − proposta que possui longa tradição e remonta aos primeiros anos do estabelecimento da sociologia e da antropologia no Brasil, no final dos anos 1930.
Em especial, neste seminário são enfatizadas as articulações entre imigração, nacionalidade, raça, cor e etnia. A agenda recente das ciências sociais tem colocado a interseccionalidade – que se refere à interação das diversas categorias – e a formação de sujeitos políticos coletivos no centro das investigações sobre as sociedades contemporâneas.
Trata-se de um eixo de investigação eminente no cenário acadêmico internacional das ciências sociais, que se mostra pertinente para o exame da sociedade brasileira, contribuindo teórica e metodologicamente para a compreensão de fenômenos que lhe são constitutivos, como: preconceito, racismo, nacionalismos, intolerância, mobilidade social.
O evento visa apresentar atuais caminhos de reflexão e de condução de investigações no tema, baseados em resultados de pesquisas recentes.
Busca-se, assim, promover uma agenda de pesquisa renovada no tema da imigração e das relações étnico-raciais, bem como viabilizar a expansão e a consolidação de uma rede transnacional de diálogo entre pesquisadores.