Projeto Temático “Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea” (Fapesp 2013/26116-5)
Seminários de pesquisa:
Quantificações e a política dos números
2 a 3 de julho 2018
Formas de quantificação e a “política dos números” é questão e desafio que se colocam em várias das frentes de pesquisa que compõem o Projeto Temático “Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea” (Fapesp), coordenado pela Profa. Vera Telles (USP). O uso do números, mais do que um problema de ordem técnico-metodológico, envolve intrincadas questões epistemológicas e teóricas, também políticas, especialmente quando se refere aos mercados informais e mercados ilegais, como o tráfico de drogas, roubo de carga e roubo de carros, bem como a violência e letalidade policial – temas de nossas pesquisas.
Como utilizar dados de empresas, órgãos governamentais, organismos multilaterais e outros que servem ao debate público? Como fazer a qualificação desses dados quantitativos? Como eles podem servir como pontos de apoio em diferentes contextos empíricos? Para enfrentar essas questões, e seus desafios, convidamos três pesquisadores franceses especialistas nessas questões – Emmanuel Didier (CNRS, Centre Maurice Halbwachs), Isabelle Bruno (Universidade de Lille) e Gregory Salle (CNRS, CLERSÉ).
Os nossos convidados irão participar de oficinas de pesquisa, interagindo e comentando questões e resultados de pesquisa apresentados por nossos pesquisadores. Duas conferências estão também previstas para que cada um dos pesquisadores apresente suas próprias questões para um publico mais amplo.