Chamada de Trabalhos
IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais
crises do capitalismo, novas e velhas formas de protesto
10-13 Julho de 2018
FFLCH, USP, São Paulo, Brasil
A IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais acontecerá na Universidade de São Paulo entre 10 a 13 de julho de 2018. Seu objetivo é discutir a proliferação de protestos em contextos de crise do capitalismo. Nesses contextos, a articulação entre conflitos do trabalho e outros conflitos sociais se torna mais evidente; as questões étnica, de gênero e geracional se complexificam e renovam o interesse pelas mobilizações coletivas, trazendo desafios teóricos e analíticos aos pesquisadores.
A relação entre crise e protesto não se estabelece apenas no presente, mas remonta ao passado e aponta para o futuro. De que maneira as recorrentes crises do capitalismo, que não têm apenas uma dimensão econômica, mas também política e ideológica, impactam as greves e os conflitos sociais? De que maneira afetam as relações capital-trabalho, as demandas urbanas e rurais, as identidades de gênero, étnicas, nacionais, as lutas motivadas por orientações sexuais, as questões ambientais?
Essas e outras questões podem ser discutidas a partir de diferentes áreas disciplinares e tradições teóricas, cobrindo uma diversidade de movimentos, tempos históricos e territórios distintos.