Este curso se insere no conjunto de ações a serem desenvolvidas no âmbito do convênio que a FFLCH-USP assinou em dezembro de 2022 com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC). Uma dessas ações se refere ao acompanhamento dos estudantes que ingressaram em 2023 nos cursos da FFLCH, oriundos da rede pública, em relação à sua inserção e adaptação ao contexto universitário. A partir de um levantamento realizado junto aos estudantes sobre os saberes escolares e acadêmicos que adquiriram ao longo de seus estudos e das necessidades específicas relacionadas aos trabalhos exigidos nas diferentes disciplinas nas quais os estudantes estão inscritos, esse curso tem por objetivo geral abrir um espaço de reflexão e formação para integrar o estudante no ambiente de ensino e pesquisa da universidade. Três tópicos serão tratados: organização e elaboração de trabalhos acadêmicos; sensibilização à leitura em língua estrangeira e orientações gerais para a elaboração de projetos de iniciação científica.
![Cartaz de divulgação do curso: Tutoria científica-acadêmica-cultural para estudantes da FFLCH (ingressantes 2023): construção de saberes para a integração no contexto universitário (presencial).](/sites/fflch.usp.br/files/2023-07/Post%20curso%20tutoria%2014.07_0.png)