O Seminário O Brasil de Manuel Correia de Andrade: interpretações, diálogos e acervos pretende dar conhecimento ao público do Fundo de Manuel Correia de Andrade, doado ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP).
Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Projeto Manuel Correia de Andrade é formado por um conjunto de ações para disponibilização da biblioteca e arquivo pessoal deste grande intérprete do Brasil e do Nordeste. As ações envolvem higienização, catalogação, desenvolvimento de software, oficinas, palestras, website e seminários.
A estrutura do seminário foi pensada para ressaltar a contribuição deste intelectual interdisciplinar por meio dos diálogos com outros intérpretes do Brasil e seus acervos. As várias mesas do seminário propõem um debate entre Manuel Correia de Andrade e Caio Prado Jr., Celso Furtado, Pierre Monbeig, Milton Santos – todos com seus Fundos no IEB – e Josué de Castro, cujo Fundo se encontra na Fundação Joaquim Nabuco em Recife.
Os diálogos sobre as interpretações do Brasil a partir dos acervos reunirão ativistas sociais, gestores públicos e professores de várias universidades do Brasil das mais diferentes áreas: geografia, história, economia, sociologia e ciência política. O evento vai além das reflexões sobre o passado, pois as temáticas abordadas permitem lançar novos olhares a partir da nossa contemporaneidade.
O Seminário O Brasil de Manuel Correia de Andrade: interpretações, diálogos e acervos acontecerá de 26 a 29 de setembro de 2023 no Auditório Milton Santos da Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Está prevista uma visita aos acervos de Manuel Correia de Andrade no IEB, quando será possível acompanhar o processo de higienização e organização dos livros e documentos, e participar de um minicurso e uma oficina.
