V Salão do Livro Político

Início do evento
Final do evento
E-mail
c.demarchi@uol.com.br
Telefone
(11) 9974-21394
Docente responsável pelo evento
Leda Paulani, Henrique Carneiro, Miguel Wisnik
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Tucarena, Rua Mote Alegre, 1024, São Paulo, SP
Anexos
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire é o homenageado desta edição, que perpassa a cena política nacional e suas intersecções globais, com o governo Bolsonaro e a Educação (“Educação ou barbárie: a volta à Idade Média?”) como temas centrais. Serão discutidos assuntos como opressão da mulher, resistência antifascista, hegemonia cultural, restauração conservadora na América Latina, mídia (“A hora da autocrítica?”), crime organizado (“Do tráfico à milícia: o estado paralelo que mata Marielles todos os dias”). Centenas de títulos de 34 editoras terão descontos de até 50%
Entre os debatedores estão o ex-ministro da Educação, ex-prefeito de São Paulo e professor da USP, Fernando Haddad, o governador do Maranhão Flávio Dino, a ex-deputada Manuela D’ávila e a deputada e Talíria Petrone. Além de intelectuais como os professores da USP Miguel Wisnik, Leda Paulani e Henrique Carneiro, Flávia Birolli (UnB), Eduardo Fagnani (PUC), Sabrina Fernandes (Tese Onze), João Sicsu (UFRJ) e a reitora Maria Amália, da PUC. Jornalistas progressistas também estarão nas mesas: Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).
A programação é ainda permeada de atividades culturais, com curso de Sonia Couto sobre a relevância e atualidade de Paulo Freire e apresentações do Slam da Guilhermina, dos grupos teatrais Arlequins (peça O Capital) e Quando Quebra e Queima e Cabaré Feminista.