Oficina Prática: Etnografia Multiespécies. Como descentrar o humano e integrar outros seres na pesquisa em ciências sociais e humanidades?

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
dseventos@usp.br
Docente responsável pelo evento
Fraya Frehse
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório 118
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Data prevista: 29 de novembro de 2023

Horário previsto: 15-19h

Local: Sala 118, Prédio de Filo. e C. Sociais (FFLCH/USP)

Idioma: Inglês

Coordenação: Indrawan Prabaharyaka (Stadtlabor for Multimodal Anthropology da Humboldt-Universität zu Berlin + Labtek Apung, Jacarta (Indonésia))

Organização: Profa. Dra. Laura Kemmer (Cátedra Martius Alemanha-Brasil de Humanidades e Sustentabilidade + Departamento de Sociologia-USP) + Profa. Dra. Fraya Frehse (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço e do Tempo – NEPSESTE + Departamento de Sociologia-USP)

Apoio: Laboratório de Pesquisa Social (LAPS)

Inscreva-se via: https://sociologia.fflch.usp.br/oficina_etnografia

Ementa: Além de celebrarem o entrelaçamento entre humanos e não humanos, estudiosas/os das chamadas multiespécies nas ciências sociais e humanidades investigam questões de justiça e cuidado, relativas às multiespécies, como fenômenos inseparavelmente conectados a legados de colonialismo e racismo. Esta oficina prática – que transcorrerá em inglês apenas porque o coordenador não fala português – pretende ser um convite a que estudantes das ciências sociais e humanidades exercitem juntas/os uma "arte de perceber" (Tsing, 2015) que reconhece sabiás e cotias dos parques públicos tanto quanto ratos e cães vadios das várzeas urbanas. Na primeira parte, teórica, da oficina, cabe introduzir e revisitar criticamente, a partir de um diálogo Sul-Sul entre Jacarta e São Paulo, noções e conceitos recentes dos estudos multiespécies. Já a parte prática se constituirá em um laboratório de métodos de pesquisa, no qual faremos experimentos conjuntos de como realizar observação participante e estudos espaciais com o auxílio de espécies focais, animais, plantas, etc.

Informações adicionais:

- São necessárias compreensão oral e leitura em língua inglesa;

- É necessária inscrição prévia na oficina pelo link acima;

- Sugestão de leitura prévia: Chao, S. & Kirksey, E. (2022). Introduction. In: Chao, S.; Bolender, K. & Kirksey, E. (orgs.). The Promise of Multispecies Justice [Introduction. Who benefits from multispecies justice]. Durham: Duke University Press, pp. 1-23. Acesse via https://drive.google.com/file/d/1b_V_bGv7hoRa-6GxkNlfpHOadjPA2rcZ/view?… ;

- As/os participantes são convidadas/os a trazer os seguintes materiais de suas pesquisas para discussão e análise conjunta na perspectiva multiespécies: anotações de campo, trechos de entrevistas, fotografias ou objetos materiais.

Imagem