XI SAPIS & VI ELAPIS

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
sucaangf@usp.br
Docente responsável pelo evento
Sueli Angelo Furlan
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório István Jancsó - Espaço Brasiliana – Av Prof. Luciano Gualberto, 78 e Auditório Milton Santos
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O mundo natural encontra-se ameaçado e a proteção socioambiental tornou-se um dos grandes temas da humanidade. Há uma mudança em curso do paradigma da conservação, considerando que a sociobiodiversidade é uma das grandes prioridades. Numa visão não dualista de natureza e cultura sabemos que a salvaguarda da biodiversidade é crucial para todos os países e, em particular, para o Brasil, que tem um imenso patrimônio natural e cultural a ser protegido.

Conhecemos o agravamento dos problemas da pobreza e fome, a devastação do mundo rural por modelos de exploração econômica altamente impactantes e que estas questões têm demando dos governos novas políticas inclusivas, pautadas em investimentos na conservação, na saúde e na educação.

Se as áreas protegidas e conservadas são parte das soluções, elas precisam de melhor inclusão social, em todos os sentidos. Por isso o SAPIS e o ELAPIS são eventos para refletirmos sobre as necessárias conexões entre a conservação ambiental e o modo de ser, viver e trabalhar dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Mas também para repensarmos sobre os grupos sociais mais vulneráveis nas cidades.

A conservação equitativa do “mundo natural - cultural” não se fará repetindo equívocos. Mais conservação é melhor para o bem viver de todos, mas seus benefícios precisam ser acessíveis para quem mais precisa. Um novo paradigma da conservação está em construção e nele a inclusão, a democracia e a equidade são eixos centrais.

Nesta edição do XI SAPIS e VI ELAPIS, pretendemos discutir as...
“Conexões territoriais e governança democrática de áreas protegidas: cenários de reconstrução”. Vamos nos reencontrar para debater sobre as necessárias retomadas dos caminhos da conservação ambiental em nosso país. A proteção ecossistêmica se faz com gente que conserva e promove justiça social. Você está convidado (a) a participar do debate e contribuir com suas experiências!

XI SAPIS - Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social & o VI ELAPIS - Encontro Latinoamericano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social. Informações sobre os eventos estão no site. O evento é organizado com apoio do Governo Federal e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Imagem